A CPTM está realizando uma série de trabalhos para readequar suas edificações para que atendam às normas de segurança e conforto exigidas pela legislação vigente. O pátio de Calmon Viana é uma das instalações de manutenção da CPTM que se localiza entre as linhas 11-Coral e 12-Safira, próximo à estação de mesmo nome.
O contrato para a reforma do ambiente foi adjudicado à MF Engenharia Civil LTDA. EPP. O valor do contrato fechado foi de R$ 373 mil, um desconto de aproximadamente 14% se comparado ao valor orçado originalmente para estes serviços que eram da ordem de R$ 436 mil. O prazo para a realização dos serviços será de seis meses.
O projeto está sendo elaborado para aprimorar a acomodação dos funcionários lotados nesta base, que tem aumentado devido à realocação de funcionários das linhas 8 e 9 para os demais trechos da CPTM.
As reformas visam a reforma de duas edificações antigas além da construção de um novo prédio. O refeitório do pátio será convertido em vestiário feminino, enquanto o antigo espaço dedicado à agremiação dos ferroviários se tornará o novo refeitório.
A nova edificação do pátio será construída para atender os funcionários que operam e realizam a manutenção na Subestação de Calmon Viana. Além da alimentação de energia, o pátio é uma base para as áreas de via permanente, sinalização, telefonia, mecanização entre outras.
A reforma trará grandes benefícios para os funcionários que trabalham no local, em especial para as mulheres que agora vão dispor de um vestiário separado. As melhorias nas condições de trabalho poderão, logo que a obra esteja pronta, refletir na melhoria da manutenção das linhas da região leste.
A via da plataforma 3 de Calmon Viana que recentemente foi conectada à via da Linha 11 a leste, agora tem que ser contectada às vias da própria Linha 12 a oeste, isso não é uma coisa de outro mundo para fazer e deveriam aproveitar o embalo para a readequação dessa base de manutenção para isso. Acredito que a operação da Linha 12 nos horários mais movimentados seria otimizada e os trens não precisarem aguardar um trem sair antes de estacionar na plataforma 4 com as duas em uso, por que não resolveram isso até agora?