CPTM depende de retirada total do trem carga para estimar quando linhas 11-Coral e 12-Safira voltarão a operar normalmente

No final de sábado, cinco locomotivas e cinco vagões de carga com areia haviam sido removidos da área do acidente. Havia seis vagões com bobinas de aço ainda no local
Vagão que descarrilou na madrugada do sábado (Jean Carlos)

A recuperação das vias das linhas 11-Coral e 12-Safira só terá uma previsão assim que todo o trem de carga que descarrilou no sábado ser retirado do trecho próximo à estação Tatuapé, explicou a CPTM.

Em comunicado neste domingo, a companhia revelou das cinco locomotivas, com dez vagões de carga de areia e seis de bobina de aço, já havia retirado todas as locomotivas e sete vagões de carga de areia. Ainda faltavam três vagões de areia e os seis vagões de bobina de aço. “A estratégia da equipe de campo foi retirar primeiro as 14 bobinas de aço que estavam sobre as seis pranchas/vagões, por uma questão de segurança, uma vez que cada bobina pesa 30 toneladas. Das 14 bobinas, dez já foram retiradas”, disse a empresa.

“Após a retirada total do trem de carga, a companhia fará uma avaliação dos danos causados pelo descarrilamento ocorrido na madrugada deste sábado (03/11), próximo à estação Tatuapé, que afetou a circulação das linhas 11-Coral e 12-Safira, e só então será possível prever o tempo para liberação das vias”, explicou a CPTM.

Trecho do acidente fica na curva onde as linhas 11 e 12 se separam (Jean Carlos)

A composição de carga pertencente à concessionária MRS Logística utiliza as vias da Linha 12-Safira logo após o fim da operação e acabou descarrilando na curva onde as vias correm paralelas à Linha 11-Coral, na altura do Viaduto Antônio Abdo.

As vias externas tanto da Linha 11 quanto da Linha 12 pareceram intactas em imagens feitas pelo site no sábado, o que pode significar que o impacto dos danos é menor do que se imaginava. A CPTM e a MRS estão utilizando os trilhos intactos para acessar o local com veículos de manutenção e para retirada dos vagões avariados.

Segundo a CPTM, faltavem ser removidos seis vagões com bobinas de aço (Jean Carlos)

Enquanto a situação persistir, a CPTM seguirá operando os dois ramais parcialmente, com dois loops, entre Estudantes e Corinthians-Itaquera e Tatuapé e Luz, ficando interditado o trecho entre Corinthians-Itaquera e Tatuapé. Já na Linha 12-Safira, os trens circulam entre Calmon Viana e Engenheiro Goulart e Tatuapé e Brás, ficando interditado o trecho entre Engenheiro Goulart e Tatuapé. O Expresso Aeroporto ficará suspenso, mas a Linha 13-Jade opera entre Eng. Goulart e Aeroporto Guarulhos.

Caso não seja possível recuperar as vias até a madrugada desta segunda-feira, 5, a situação para os passageiros que utilizam as duas linhas e o Expresso Aeroporto deve se tornar bastante complicada nos dias úteis. É recomendado buscar alternativas de transporte que evitem a região, se possível.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
1 comment

Comments are closed.

Previous Post

Não há previsão de normalização das linhas 11-Coral e 12-Safira, diz CPTM

Next Post

Linha 11-Coral funciona normalmente nesta segunda, 5, mas com velocidade reduzida no trecho do descarrilamento

Related Posts