A operação da Linha 12-Safira deverá ganhar um importante incremento que poderá melhorar a circulação dos trens na estação Brás. Trata-se um um novo AMV (Aparelho de Mudança de Via) em “X”, capaz de diminuir as distâncias de manobra e permitir o aumento da velocidade operacional.
Atualmente a Linha 12-Safira opera com intervalos de aproximadamente 5 minutos e 30 segundos nos horários de pico. Apesar de ao longo dos anos o número ter sido reduzido, ainda existem pendências a serem resolvidas.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Uma destas pendências é o gargalo que é gerado na estação Brás. Em uma matéria publicada no ano de 2022, os dirigentes da CPTM afirmaram que esta região precisava de mudanças para tornar-se mais eficiente.
O resultado dos trabalhos será a implantação de um novo AMV em X na entrada da estação. Este aparelho de mudança de via possui uma construção diferenciada onde uma via pode transpor a outra reduzindo o espaço necessário para sua implantação.
Apesar da manutenção do equipamento ser mais complexa dada a quantidade de componentes e a transposição entre as duas vias ser feita em um único ponto, o novo AMV poderá diminuir a lentidão neste ponto.
O resultado prático destas medidas são a diminuição do tempo de viagem e uma melhor oferta de trens na estação.
Este equipamento, aliado ao projeto de diminuição do intervalo de trens na Linha 12-Safira para 3minutos, poderá trazer diversos benefícios para os passageiros e, inclusive, atrair mais demanda para a linha por meio da ampliação da oferta.
Poisé, anos atrás fizeram uma mega operação pra implantar amv naquela região e que nunca sequer foram utilizados…
A CPTM só não disse se esse AMV em X será o modelo UIC….