CPTM doa locomotiva fabricada na antiga Alemanha Oriental e que operou nas linhas 8 e 9

Modelo de locomotiva diesel elétrica operou em empresas como a Companhia Paulista de Estradas de Ferro e FEPASA. Trem deverá ser reformado e atuar em passeios turísticos na região de Rio Claro
Locomotiva da Alemanha Oriental foi doada para órgão de preservação (Alexandre Pisciottano)
Locomotiva da Alemanha Oriental foi doada para órgão de preservação (Alexandre Pisciottano)

No mês de novembro de 2023, a CPTM formalizou a doação de uma locomotiva não operacional para uma instituição de preservação ferroviária do interior de São Paulo. O trem deverá ser utilizado em um futuro trem turístico.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A locomotiva foi construída na antiga Alemanha Oriental pela Lokomotivbau Elektrotechnische Werke (LEW) no final da década de 60 a atuou em operadoras como Companhia Paulista de Estradas de Ferro e Fepasa.

O trem de numeração 7770 estava imobilizado desde 2019 devido a danos em seu motor. A locomotiva, que normalmente seria destinada para corte, deverá ser recuperada pelo Instituto Memória Ferroviária (IMF), que tem sede em Rio Claro.

A mesma instituição também recebeu a doação de três carros da antiga Série 1100. A proposta é de recuperar a antiga locomotiva para compor um trem turístico na região.

Locomotiva no pátio do IMF de Rio Claro junto com composição da Série 1100 (Alexandre Pisciottano)
Locomotiva no pátio do IMF de Rio Claro junto com composição da Série 1100 (Alexandre Pisciottano)

A prática de doação de material ferroviário para instituições contribui para a preservação do patrimônio histórico ferroviário e industrial, sendo utilizado como peças em museus estáticos ou dinâmicos através do restauro estético ou funcional dos trens.

Total
1
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
3 comments
  1. Brasil cd vez mais indo p buraco,trem turístico TD bem,mas do fica nessa,tem q ter trens de passageiros,em todo lugar com integrações entre outros meios,tnh vergonha de ser brasileiro.

  2. Parabéns pelo artigo! Tudo que veio do outro lado da “cortina de ferro” sempre trouxe consigo muita curiosidade e até uma certa “mística” que fascinou gerações anteriores. É bem divertido ler esse tipo de história. Faz a gente se sentir num túnel do tempo. A globalização desmistificou algumas regiões do mundo e também – infelizmente – algumas narrativas, que se tornaram mais comuns e sem brilho.

Comments are closed.

Previous Post

BYD confirma chegada do primeiro trem da Linha 17-Ouro até junho

Next Post
Linha 10-Turquesa deverá ter qualidade de Metrô (Jean Carlos)

Linha 10-Turquesa deverá ter qualidade de metrô após investimentos de sinalização e energia

Related Posts