CPTM envia pedido para obter Licença Prévia do projeto de Trem Intercidades até Campinas

Solicitação será analisado pela CETESB e contempla também a segregação noroeste da MRS. Primeiro eixo do TIC tem previsão de operar em 2031
TIC e Segregação Noroeste terão Licença previa avaliada pela CETESB (Jean Carlos)
TIC e Segregação Noroeste terão Licença previa avaliada pela CETESB (Jean Carlos)

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) comunicou nesta terça-feira (31) que recebeu por parte da CPTM o pedido para a Licença Ambiental Prévia para o projeto do Trem Intercidades e Segregação Noroeste.

A etapa de Licença Ambiental Prévia (LP) faz parte do ciclo natural do projeto. Através da concepção de um projeto diretriz, acompanhado do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto do Meio Ambiente (RIMA), a CETESB analisa o conjunto para a concessão da LP.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Esta licença é a primeira a ser concedida para a autorização do empreendimento. Seu objetivo é aprovar a localização do empreendimento e sua concepção, atestando a viabilidade ambiental do projeto.

Trens de carga da MRS deverão ter via dedicada (Jean Carlos)
Trens de carga da MRS deverão ter via dedicada (Jean Carlos)

O prazo para a LP é de no máximo cinco anos, tempo necessário para a elaboração do projeto básico, o mínimo necessário para  a realização das obras.

A CPTM encabeça esta etapa inicial de autorizações para os serviços que contemplará a operação dos trens expressos entre São Paulo e Campinas, e a segregação dos trens de carga da MRS criando uma via exclusiva entre Campinas e Água Branca.

Os municípios afetados por ambos os projetos são, além da capital paulista, Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas.

Projeto engloba vários municípios cortados pela Linha 7-Rubi (Jean Carlos)
Projeto engloba vários municípios cortados pela Linha 7-Rubi (Jean Carlos)

Próximas etapas

O EIA/RIMA será analisado pela CETESB que pode ou não aprovar a LP. A concessionária do TIC deverá elaborar os projetos para submissão da companhia ambiental que concederá a Licença de Instalação (LI), que autoriza o início das obras.

Após a finalização do empreendimento, uma nova autorização, a Licença de Operação (LO) é emitida, dando sinal verdadeiro para o início das atividades. A operação dos trens expressos deverá ocorrer em meados de 2031.

Total
0
Shares
Previous Post
Trens deverão passa por testes e correções antes de entrarem em operação (Jean Carlos)

ViaMobilidade prevê que 5º novo trem entre em operação em novembro após resolução de falhas na fabricação

Next Post
Linha 10-Turquesa será parcialmente interditada no feriado de Finados (Jean Carlos)

PAESE será acionado na Linha 10-Turquesa durante o feriado de Finados nesta quinta-feira (02)

Related Posts