A CPTM realizará a contratação de serviços de engenharia para manutenção preventiva e corretiva da via permanente das Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa. O edital tem a sessão de recebimento de propostas marcada para 11 de setembro.
As atividades realizadas têm como principal objetivo a zeladoria e a modernização das vias das duas linhas em questão. Sendo previstas ações preventivas e corretivas na superestrutura e infra estruturas.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A substituição de componentes, bem como a correção geométrica de via e adequação de dispositivos de drenagem também estão previstos. Tais ações poderão garantir a segurança da operação.
As bases operacionais de apoio estarão alocadas em locais estratégicos, sendo uma delas na região da estação Caieiras, outra na região central e a terceira próxima à estação São Caetano.
A CPTM poderá fornecer alguns materiais para a empresa contratada, mas também poderá exigir da empresa prestadora de serviços a aquisição de itens conforme a emissão de Ordem de Encomenda. A mão de obra, equipamentos e ferramentas são de responsabilidade da contratada.
A tabela de quantidade e preços estabelece uma série de melhorias a serem realizadas nas duas linhas, entre elas estão:
- Troca de 92,4 mil dormentes de concreto ou madeira
- Troca de 96 quilômetros de trilhos
- Socaria manual de 71 quilômetros de via
- Correção geométrica mecanizada de 105 km de vias
- Demolição de via e AMVs e posterior remontagem.
Segundo o edital, os serviços para manutenção preventiva e corretiva deverá ter prazo de 30 meses. O orçamento estabelece um investimento da ordem de R$ 247,5 milhões.
Uma pena não terem investido isso antes, se passou tanto tempo sem investimento no transporte público.
Mas quando é pra privatizar aparece dinheiro infinito, tanto pra melhorias, quanto pra fazer caixa 2 com as concessionárias.
CCR agradece.