CPTM espera trocar 96 quilômetros de trilhos em novo contrato de manutenção para as Linha 7-Rubi e 10-Turquesa

Contrato deverá durar 30 meses e tem orçamento estimado em R$ 247 milhões
CPTM contratará empresa pra manutenção de vias (Jean Carlos)
CPTM contratará empresa pra manutenção de vias (Jean Carlos)

A CPTM realizará a contratação de serviços de engenharia para manutenção preventiva e corretiva da via permanente das Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa. O edital tem a sessão de recebimento de propostas marcada para 11 de setembro.

As atividades realizadas têm como principal objetivo a zeladoria e a modernização das vias das duas linhas em questão. Sendo previstas ações preventivas e corretivas na superestrutura e infra estruturas.

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A substituição de componentes, bem como a correção geométrica de via e adequação de dispositivos de drenagem também estão previstos. Tais ações poderão garantir a segurança da operação.

As bases operacionais de apoio estarão alocadas em locais estratégicos, sendo uma delas na região da estação Caieiras, outra na região central e a terceira próxima à estação São Caetano.

Manutenção de via na região da estação Luz (Jean Carlos)
Manutenção de via na região da estação Luz (Jean Carlos)

A CPTM poderá fornecer alguns materiais para a empresa contratada, mas também poderá exigir da empresa prestadora de serviços a aquisição de itens conforme a emissão de Ordem de Encomenda. A mão de obra, equipamentos e ferramentas são de responsabilidade da contratada.

A tabela de quantidade e preços estabelece uma série de melhorias a serem realizadas nas duas linhas, entre elas estão:

  • Troca de 92,4 mil dormentes de concreto ou madeira
  • Troca de 96 quilômetros de trilhos
  • Socaria manual de 71 quilômetros de via
  • Correção geométrica mecanizada de 105 km de vias
  • Demolição de via e AMVs e posterior remontagem.

Segundo o edital, os serviços para manutenção preventiva e corretiva deverá ter prazo de 30 meses. O orçamento estabelece um investimento da ordem de R$ 247,5 milhões.

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2 comments
  1. Uma pena não terem investido isso antes, se passou tanto tempo sem investimento no transporte público.

    1. Mas quando é pra privatizar aparece dinheiro infinito, tanto pra melhorias, quanto pra fazer caixa 2 com as concessionárias.

      CCR agradece.

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