A CPTM está muito próxima de concluir finalmente a encomenda de 65 trens contratada em 2013. Nesta terça-feira mais duas composições da Série 9500 foram colocadas em operação na Linha 7-Rubi. Faltam apenas mais duas unidades que deverão ser entregues em junho, concluindo o processo.
Durante a cerimônia na estação da Luz, o secretário dos Transportes Metropolitanos e o presidente da CPTM afirmaram que agora a companhia deve abrir uma nova licitação para novas composições que tem como prioridade suprir a Linha 10-Turquesa. Nas próximas semanas, o primeiro Série 2500 encomendado para a Linha 13-Jade deverá chegar ao Brasil vindo da China e iniciar os testes antes de entrar em serviço.
Os primeiros trens das Série 8500 foram recebidos em 2015, mas só entraram em operação em meados de 2016. Com falhas, as composições passaram um longo período em testes. A Série 9500, fabricada pela coreana Rotem, atrasou ainda mais por conta de problemas com a sócia brasileira – a primeira unidade só entrou em serviço em junho de 2017.
Até o final de 2017 foram 30 trens colocados em operação e outros 28 no ano passado, quando as entregas ganharam velocidade. Mas a CPTM pretendia concluir o recebimento das composições ainda em 2018, o que acabou não sendo possível – um Série 8500 e seis 9500 ficaram então para 2019.
A escolha do dia 28 de maio não foi coincidência: a CPTM completa nesta data 27 anos de existência.
Dúvida:
Os trens da série 8500 já terminou de entregar todos os 35?