CPTM estuda a reativação de cinco trens da Série 3000

Composições estão paradas há quase 40 meses após prestarem serviço pela última vez em fevereiro de 2021 na Linha 10-Turquesa
Trens da Série 3000 estão parados a quase 40 meses (Jean Carlos)
Trens da Série 3000 estão parados a quase 40 meses (Jean Carlos)

Os trens da Série 3000 da CPTM fabricados pela Siemens já completaram três anos e meio desde que foram estacionados no Pátio Luz. Recentemente o status das composições foi atualizado para imobilizado.

Segundo informações obtidas por este site, a última vez que uma composição da Série 3000 operou foi em fevereiro de 2021. Os trens prestavam serviço pelo Expresso Linha 10 entre Tamanduateí e Santo André.

A CPTM chegou a firmar contrato para manutenção e modernização da frota junto a Alstom. O contrato, porém, foi rescindido de comum acordo, deixando os cinco trens sem perspectiva de retorno.

Série 3000 prestando serviços na Linha 10 (Jean Carlos)
Série 3000 prestando serviços na Linha 10 (Jean Carlos)

O status “imobilizado” significa que a composição não tem condições técnicas para operar, apesar de compor a frota operacional da companhia. Presume-se que os trens necessitem de grandes intervenções para seu retorno.

O site questionou a CPTM sobre este tema, que surpreendeu ao revelar que cogita reativá-los.

“A CPTM realiza estudo de viabilidade técnico-financeira para a remobilização dos 5 trens da série 3000.”

Série 3000 prestando serviço no Expresso Linha 10 (Jean Carlos)
Série 3000 prestando serviço no Expresso Linha 10 (Jean Carlos)

Os estudos de viabilidade para a remobilização, caso sejam aprovados, poderão reforçar a frota operacional da Linha 10-Turquesa no médio prazo. Com a concessão das linhas 11, 12 e 13, o ramal ficaria “no limite” de sua frota.

Serviço repassado à iniciativa privada?

Existe a possibilidade de delegar a remobilização dos cinco trens à futura concessionária das linhas 10 e 14, do mesmo modo que foi acordado com a ViaMobilidade nas linhas 8 e 9 em relação a dois trens da Série 7000 que estavam, inclusive, em situação pior.

Série 3000 chegou a operar na Linha 7-Rubi (Jean Carlos)
Série 3000 chegou a operar na Linha 7-Rubi (Jean Carlos)

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As composições foram compradas em 1997 e entraram em operação em 2001 inicialmente na Linha 9-Esmeralda, recém modernizada. Os trens tiveram passagem pelas linhas 8-Diamante, 7-Rubi e encerraram suas operações na Linha 10-Turquesa.

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23 comments
  1. no fim das contas sabemos que não é nenhum pouco viável a remobilização destes trens e quem quer que assuma a linha 10 “vai comprar trens novos” e picotar essas porcarias aí que hj é só um monte de ferro e estruturas doque já foi um trem, estes trens eram excelentes quando cuidados pela fabricante, mas desde que a CPTM repassou a Tejofran e outras empresas porcas que fizeram diversas modificações e gambiarras nele, ele foi ficando cada vez pior ao longo dos anos e dando cada vez mais problemas na operação, até chegar ao seu fim operando no expressinho da L10 e ainda dando vários paus e deixando a operação na mão por diversas vezes.

  2. Este trem nao vai voltar. Muito provavelmente a CPTM esta dizendo isso apenas para ter “provas” caso o MP algum dia queira investigar a baixa desses trens com tão pouco tempo de uso.

  3. Que saudade desses trens na linha 9.
    Eu chamava de trem cantador, pois fazia uma musiquinha quando saida da estação.

  4. há 2 erros na matéria.

    1-os 2 trens 7000 repassados na concessão da linhas 8 e 9, no edital foi estabelecido que ou concessionária remobilizava os trens, ou teria que comprar 2 novos trens além dos 34. a CCR obvio que optou pela segunda opção e a CPTM se livrou de um problema burocrático.

    2- o contrato com a alstom foi apenas de manutenção, não de modernização.

    o problema da série 3000 é que as peças se tornaram obsoletas, não há mais fabricação. somente uma modernização total para coloca-lo em operação. a questão é que estamos falando de 10 trens de 4 carros. e o tamanho desses carros é menor, composição de 8 carros seria o equivalente a série 1100 de 6 carros. o custo para se modernizar hoje fica inviável. o estudo só vai servir para corroborar a baixa patrimonial dessa série

    o grande erro da CPTM ao longo de todos esses anos é nunca ter se preparado para assumir a manutenção e engenharia dos trens que compra. compra o trem, depois vai terceirizando, volta para CPTM, daí faz novo contrato, e a cada contrato o trem vai sendo cada vez mais sucateado. e tudo isso é feito baseado em decisões politicas, e não técnicas. não politicas só no sentido politico-partidário, mas no sentido de agradar os fabricantes e atender interesses que não são os da companhia nem o do estado.

    1. A CPTM não faz manutenção própria dia trens por decisão técnica da Secretaria da Fazenda de São Paulo.

      Em 23 anos, a CPTM nunca conseguiu apresentar um orçamento financeiramente viável para a Secretaria da Fazenda autorizar a contratação de profissionais próprios para a manutenção de trens. Como é proibido contratar funcionários sem garantia de custeio, a CPTM fracassou novamente.

      1. nossa, que viagem. de onde vc tirou isso? kkk

        a CPTM já possui profissionais próprios para manutenção dos trens, apesar do quadro reduzido atual. quando há contratos eles fazem a fiscalização da terceirizada, quando acaba o contrato eles fazem a manutenção.

        as decisões sobre os contratos são da própria empresa, tanto que esses contratos passam por aprovação do consad antes de ir para licitação. se fosse uma decisão de cima pra baixo, não precisava desse trâmite.

        a CPTM não abre concurso pelo simples motivo que está concedendo suas linhas. inclusive há poucos anos atrás o governo do Estado autorizou um novo certame e até fez licitação para organizadora do concurso, só que depois não foi para frente, muito provável pelo fato de não época estava em processo de concessão as linhas 8 e 9

        1. A CPTM está impedida de assumir a manutenção de frota pela Secretaria de Fazenda de São Paulo. A CPTM só pode abrir concurso com anuência da Secretaria de Fazenda do estado.

          Como a CPTM não consegue provar ter recursos para contratar e manter mão de obra própria para manutenção de trens, desde 2001 a manutenção de frota é terceirizada.

          1. Kkkk
            Gostaria de saber de onde você tira essas informações.
            A CPTM chegou a ter 8500 funcionários, depois de 2001 então vários concursos foram abertos, sem contar vários alunos SENAI que foram admitidos.
            Só não abriu mais concurso por conta do plano de concessões.
            Em 2021 a CPTM teve autorização para realizar novo concurso, e inclusive chegou a lançar pregão eletrônico para contratar a organizar, onde a ganhadora foi a empresa RBO concursos. Em 2022 o pregão foi anulado, obviamente pela questão da concessão das linhas 8 e 9 e do plano de demissão voluntária. Não faria sentido, apesar de ter ficado com déficit de funcionários. Procura no diário oficial que você acha.
            E a CPTM sempre teve equipe de manutenção própria, quando tem contrato esse pessoal faz fiscalização, quando não tem faz atuação própria.
            Não existe nenhuma recomendação da secretaria da fazenda impedindo a CPTM de fazer novos concursos ou impondo manutenção terceirizada, até porque a manutenção terceirizada é mais cara e já foi alvo de várias suspeitas de corrupção, o mais famoso foi o caso do trensalão de 2013. No caso é o contrário, é a CPTM que envia solicitação ao CONSAD para tentar aprovação para contratar empresa terceirizada.

          2. Você se baseou num documento datado para afirmar algo sobre todo tempo de existência da companhia.
            Esse documento fala claramente sobre a situação da época, do ano 2000, em que não foi autorizado a companhia aumentar o quadro. Isso não foi uma sentença eterna como você descreveu. Quem conhece um pouco da companhia sabe que o quadro de funcionários aumentou e muito depois de 2000 em diante.
            Aqui um registro do diário oficial:
            “É imprescindível a CPTM poder contar com um time de colaboradores que responda ao desafio de realizar, no presente e no futuro, o conjunto de iniciativas que se apresentam. Por isso o esforço da Companhia em ampliar e renovar seu quadro de pessoal, em que 676 novas vagas técnicas e administrativas foram aprovadas, com encaminhamento às instâncias de governo e em vias de aprovação. Ademais, foram admitidos nesse ano 558 novos empregados e 1.121 estagiários. Para modernizar e expandir seus serviços, a CPTM deverá implantar novos modelos de gestão de forma a amparar as exigências advindas deste novo cenário em processo de construção.”
            “• Realização de treinamentos visando à capacitação e especialização de 1.324 empregados da Gerência de Manutenção do Material Rodante – GOR em 25 cursos diferentes, tendo como foco maior os seguintes cursos, entre outros:- Manutenção dos trens séries 3000, 7000 e 7500;- Operação de empilhadeiras;- Prevenção e combate a incêndio;- NR 10;- Primeiros socorros;- Trabalho em altura;- Operação do Guindaste American.”

            https://empresaspublicas.imprensaoficial.com.br/balancos/cptm/cptm2012.pdf

  5. Si voltarem mesmo vão ter de ir pra Revisão Geral urgente porque essa unidade nunca passou e está bem deteriorada principalmente a pintura que está bem desbotada e no padrão metropolitano e logotipo antigo da CPTM ao invés do vermelho e logo atual.

  6. Não faz sentido algum, a própria ViaMobilidade quer se livrar dos 7000 que são muito mais novos…

    1. Onde você leu isso? Acho que se a VM quisesse se livrar dos cansados 7000, ela não estaria os pintando no padrão dela…

      1. Li algum comentário dizendo que a VM vai comprar mais uns 24 8900 pra colocar no lugar dos 7000. Não sei se é verdade…

  7. eu ofereceria o trem pra vm ou pra tic trens a u. preço que pudesse ser viável a modernização. a m poderia por exemplo modernizar com a alstom e colocar com 4 carros na extensão da 8, e pode com 8 carros ser frota reserva das duas linhas. a verdade que os 36 8900 + os 19 7000 pra mim com a sinalização que vai sair serão poucos… os 5400 esquece…

  8. Gostaria de saber qual é a idade destes trens da série 3000, se possuem ar condicionado e as posições das portas está coerente com as composições mais novas?

  9. Puxa, esses trens são icônicos! Tenho um enorme apreço sentimental por eles… Marcaram minha infância e adolescência.

    Entretanto não faz sentido nenhum querer reativa-los.

  10. Dizer que esse trem série 3000 vai voltar, é o mesmo que dizer que o trem novo da Viabilidade série 8900 roda na linha 8 diamante.

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