A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM planeja uma nova encomenda de 35 composições para os próximos anos. A informação faz parte de uma apresentação da Secretaria dos Transportes Metropolitanos que circulou na semana e foi confirmada pelo secretário Alexandre Baldy, em entrevista ao jornal Valor Econômico.
O documento mostra planos das empresas operadoras dos transportes sobre trilhos e menciona a aquisição para substituição de frotas antigas e atendimento da Linha 9-Esmeralda até Varginha, extensão do Expresso Leste até Barra Funda e melhoria de oferta nas linhas.
A ferrovia mais beneficiada será a 10-Turquesa, que liga o Brás até Rio Grande da Serra, cortando o ABC Paulista, que conta com grande parte de suas composições fabricadas na década de 70. A entrega da nova frota seria entre os anos de 2021 e 2025, a um custo estimado de R$ 2,08 bilhões.
Segundo a apresentação, o material rodante poderia ser adquirido por meio de um financiamento, Parceira Público-Privado – PPP (nos moldes da compra dos trens da série 8000 da linha 8-Diamante), ou então utilizando o modelo de leasing, assim como estudado pelo Metrô.
Outro plano da operadora é reduzir o intervalo em suas linhas para três minutos. Atualmente a espera nas plataformas vai de 4 a seis minutos no horário de pico, dependendo da linha. Mas, para tirar o plano do papel, que já havia sido prometido no início da década, a CPTM terá que concluir a instalação de novos sistemas de sinalização, além de um upgrade em sistemas de energia.
O documento cita investimentos de R$ 1,02 bilhão para “redução do tempo médio das viagens em 25%, diminuição do intervalo entre trens para 3 minutos, aumento da oferta de lugares”.
Sobre o sistema de sinalização, a companhia terá que retomar os trabalhos iniciados na década passada, onde eram previstos o CBTC nas Linhas 8-Diamante, 10-Turquesa e 11-Coral, e o ATC nas linhas 7-Rubi, 9-Esmeralda e 12-Safira.
Se os planos se concretizarem, a operadora dos trens metropolitanos chegará a marca de cerca de 230 trens novos adquiridos nos últimos 10 anos.
Alterado em 11/04 para correção do número de trens, de 65 para 35 unidades.
Por falar em compra de trens, como anda a encomenda das composições chinesas para a Linha 13? Pelo que me lembro, já era pra elas terem chegado por aqui…
Olá, Milton, os primeiros trens devem chegar ao Brasil até o final deste semestre.