O Expresso Turístico da CPTM deverá ser ampliado ainda em 2024. A estatal planeja realizar uma série de melhorias no serviço especial, promovendo sua ampliação.
Segundo o Relatório Integrado de 2023, a CPTM estabeleceu para o ano de 2024 metas para melhorar o serviço ofertando mais lugares e roteiros.
Dentre as metas estabelecidas estão a elaboração de estudos para um novo trecho do Expresso Turístico. A CPTM chegou a estudar um roteiro para Aparecida, mas acabou sendo suspenso devido a entraves operacionais.
Outra possibilidade é a extensão do Expresso Turístico até o Complexo Fepasa em Jundiai. O site chegou a realizar uma viagem até o local na ocasião dos 15 anos do serviço em abril.
Para que seja consolidado o novo roteiro, são necessárias adequações nas vias e também no acesso ao Complexo Fepasa. Tais melhorias estão em avaliação para que sua eventual extensão ocorra com segurança.
Além disso, a CPTM pretende incorporar um novo carro restaurante no serviço. Com viagens de aproximadamente 1h30, o serviço seria uma forma de trazer ainda mais comodidade aos passageiros.
Expresso turístico em aparecida, um sonho que eu acredito que não pode se tornar realidade tão cedo.
A idéia é interessante, mas é praticamente impossível conseguir comprar um ticket nesses expressos turísticos. Quando abrem a janela já tá tudo esgotado.
a CPTM não sabe nem se continuará existindo daqui alguns anos, e me soltam essa que pensa em fazer novos trajetos.
aí você como estão perdidos esse governo e seus gestores, pensam no futuro de uma empresa que eles mesmos querem acabar.
ao invés de Aparecida, poderiam levar o expresso até a cidade de Araraquara com certeza ia valer a pena.
O Vale do Paraíba é o maior destino turístico do interior paulista. Por isso deveria ser priorizado.
Já fiz 2 dos 3 roteiros disponíveis.
Se tiver um 4 roteiro vai ser muito bom, até porque o valor é super acessível.
O carro restaurante se tiver um preço coerente e acessível é uma boa.
Não entendo por que há entraves operacionais para estender o expresso turístico até Aparecida, em 1998 quando a linha foi concedida para MRS, uma empresa privada operava um trem turístico ligando SP-Rio, esta empresa privada era formada por um consórcio de empresas de ônibus e rede de hotéis, o nome deste consórcio era chamado Trem de Prata, que ficou muito famoso durante sua duração entre os anos de 1994 até 1998.
Realmente.
Considerando que o Expresso Turistico operaria apenas um serviço por semana, ou no maximo dois (em feriados prolongados), não haveria qualquer interferência que não pudesse ser facilnente administrada pelo CCO da MRS. Até porquê o trafego da MRS não é tão intenso nessa ferrovia, pelo contrário, há muitas “janelas” de sobra entre os trens de carga que operam nesse trajeto.