CPTM estuda prestar serviços técnicos e de consultoria até 2025

Estratégia da estatal é utilizar seu corpo de funcionários para atender as futuras demandas de mercado. Companhia está avaliando seu potencial interno e sondando oportunidades de novos negócios
CPTM poderá prestar serviços de consultoria (Jean Carlos)
CPTM poderá prestar serviços de consultoria (Jean Carlos)

A CPTM  completou 32 anos de existência e tem planos de utilizar sua expertise na operação para a prestação de serviços técnicos ao mercado.

A informação consta do Relatório Integrado 2023 que estabelece que até 2025 a CPTM poderá realizar serviços para outras empresas, utilizando-se de sua experiência acumulada.

A proposta é similar a que o Metrô de São Paulo adotou em 2019 com a criação do Metrô Consulting, onde realiza serviços de consultoria, análise, operação e manutenção.

A proposta da CPTM ainda está em estágio inicial. Durante 2024 foram estabelecidas metas para o avanço neste pilar estratégico. Uma delas é a verificação do potencial para a prestação destes serviços.

Projeto da Estação Itaquaquecetuba realizado pela CPTM (Jean Carlos)
Projeto da Estação Itaquaquecetuba realizado pela CPTM (Jean Carlos)

Outros dois itens são a análise de demanda sobre os serviços que podem ser prestados pela companhia, além da divulgação da marca CPTM ao mercado.

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Apesar da proposta mirar em um horizonte de médio e longo prazo, não se sabe se tal unidade de negócio poderá ser implantada, tendo em vista o processo de concessão das linhas operadas pela companhia.

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10 comments
  1. Veja que interessante:
    A CPTM que tem know-how em ferrovia está entregando suas operações para empresas sem experiencia nenhuma.
    Aí ela resolve que vai prestar consultoria na área ferroviária, mas ela mesmo vai entregar o serviço para um terceiro.
    E a CPTM quer virar consultoria com base na experiencia que possui, mas que num futuro não terá experiencia nenhuma porque deixará de operar as ferrovias.
    Então veja como é totalmente sem nexo as ações desse governo. São propostas e mais propostas, todas num mundo colorido e perfeito que tudo vai dar certo e vai mudar pra melhor. Tudo isso sendo pouco discutido e informado a população.
    A realidade que estamos vendo é um desmanche total de tudo que foi investido e melhorado nos últimos 30 anos, com a melhor linha na época da CPTM hoje sendo considerada a pior (palavras do secretário de governo).

  2. Será criada a CPTM Consulting com a experiência em operação. aí quando a CPTM Consulting for experiente não terá mais experiência em operação kkkkkkk

    Paradoxal

    1. O que irá acontecer: Funcionários com anos de casa, irão se aposentar. Funcionários com menos tempo de casa, irão migrar de área ou irão para a empresa que assumir as linhas levando seu conhecimento técnico. Na CPTM ficarão apenas os indicados pelo governo, conhecidos como aspones ou cabides, sem nenhum conhecimento ferroviário.

      1. a maioria dos aposentados já foram embora no ultimo PDI

        o governo prepara uma grande demissão em massa.

        a absorção pelas novas operadoras será mínima.

        o que restar da CPTM vai ser como você mencionou mesmo.

  3. Acho uma excelente ideia.
    Voce aproveita todo o corpo tecnico da empresa para criaçao, elaboraçao de projetos e operaçao assistida. Pode ensinar outras empresas, publicas e privadas como gerir o sistema delas com base no know*how da empresa, e assim ,talvez, melhorar o serviço perstado em outros estados.
    Levando em consideraçao que outras empresas ja buscam a cptm para justamente esse sim, melhor ideia possivel fazer dinheiro com isso mesmo nao operando mais linhas.
    32 anos de operaçao a formaçao de pessoal, alinhamentos com empresas. O que nao falta é experiencia pra passar.

  4. Criam uma empresa de consultoria com base na experiência adquirida, ao mesmo tempo entregam os meios para obter a experiência para outros, que genial!

  5. só que a parte operacional das linhas tem quatro sindicatos diferentes. metade da subestações de antes de Itaquera não tá funcionando isso na CPTM

  6. Estão esquecendo da má reputação técnica da CPTM como operadora e na área de implantação
    Quem é do ramo sabe da baixa qualificação dos empregados desta empresa, que em várias ocasiões, inclusive agora, teve que pedir ajuda técnica para o Metrô.
    O atual diretor de operações e sua equipe direta são “emprestados “ pelo Metrô .
    Vê se enxerga…

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