Dentre as várias obras de modernização em curso na CPTM, as reformas da estação Palmeiras-Barra Funda se destacam pela sua amplitude. A estação que deverá receber os trens da Linha 11-Coral e 13-Jade, além do Trem Intercidades, que deverá operar entre São Paulo e Campinas, ganhará uma repaginação no seu sistema de iluminação.
A empresa contratada para a realização dos serviços de substituição e instalação de novas luminárias, painéis de luz e distribuição foi a JLA Construções e Comercio Eireli. O valor do contrato é de R$ 1,7 milhão e terá duração de 12 meses, ou seja, o contrato tem previsão de ser finalizado até o final de outubro de 2022.
Um dos grandes focos do serviço será a substituição gradual das lâmpadas fluorescentes por modelos LED que são mais econômicas. Os painéis de energia que se encontram em estado obsoleto deverão ser substituídos por novos que possam atender todas as normas de segurança.
A mudança tem como justificativa diversos aspectos. No âmbito financeiro, a mudança dos materiais poderá trazer maior economia de energia devido à redução do consumo e de eventuais perdas decorrentes de equipamentos antigos.
Sob o aspecto do conforto ao passageiro a vantagem está na melhor imagem da estação que também está passando pela troca de pisos. A nova ambientação deverá mudar a percepção dos passageiros que frequentam o ambiente.
Por último, e não menos importante, a mudança da iluminação deverá adequar a estação dentro das normas de segurança e da legislação vigente. A regulação e padronização dos sistemas correlatos serão de fundamental importância para a durabilidade e manutenção dos equipamentos no médio e longo prazos.
Não li o contrato mas me parece que a verba é pequena para o trabalho proposto…
Impressionado com os constantes investimentos da CPTM na melhoria da qualidade de seus serviços e infraestrutura.