A CPTM inaugurou a nova passarela metálica instalada na plataforma central da estação da Luz. A estrutura, considerada provisória, foi aprovada pelos órgãos de preservação do patrimônio histórico.
Com a nova saída, os passageiros das linhas 7-Rubi, 10-Turquesa e 11-Coral podem ter um acesso mais rápido para as lojas da região do Bom Retiro.
“A nova passarela está sendo inaugurada após a conclusão de alguns serviços complementares, como iluminação, circuito fechado de TV para monitoramento de segurança e sonorização. O nosso passageiro sentirá rapidamente a diferença no fluxo da estação, que estará mais confortável e segura”, explica o presidente da CPTM.
A passarela metálica foi montada em pouco tempo. Ela foi içada por dois guindastes semanas atrás. A estrutura pesa 38 toneladas e tem 40 metros de comprimento.
Vale dizer que a passarela só funciona para desembarque, não possui acessibilidade (apenas escadas fixas) e a saída para a rua é feita por meio de bloqueios do tipo “torniquete”. O projeto teve um custo de R$ 2,6 milhões e faz parte de outras ações que estão sendo realizadas.
Uma das ações mais complexas é a construção do novo túnel de ligação da CPTM com a Linha 4-Amarela, operada pela ViaQuatro.
Com ele será possível separar o fluxo de passageiros em horário de pico, facilitando a chegada também à Linha 1-Azul. O custo do projeto é de R$ 59,9 milhões com conclusão da obra estimada em 36 meses.
Haverá também um novo acesso à CPTM na Rua Cásper Líbero, ao lado da entrada da Linha 4-Amarela, além da implantação de dois elevadores no acesso e mezanino, instalação de duas novas escadas rolantes, e a construção de duas novas escadas fixas na plataforma central. Os passageiros também terão mais dois sanitários acessíveis disponíveis.
Como fica a acessibilidade na estação de Pirituba o que está planejado para melhorar a vida de quem precisa utilizar o trem na região. O mesmo acontece nas estações de Vila Clarice e Piqueri. Até agora não fizeram nada. Alguém pode passar informações a respeito?
Verdade! O site Metro Cptm poderia fazer uma reportagem sobre o descaso na acessibilidade das estações, vila Clarice, Pirituba e Piqueri. Vários novos empreendimentos na região, aumentando o números de passageiros na linha 7 e nenhuma reforma nas estações.
Realmente Pirituba cresceu muito ultimamente !
E, se for fazer sobre Pirituba, tem que fazer sobre Santo André também, porque é impressionante o descaso…reformaram Mauá, Capuava, tão reformando Capuava, P. Saladino e S. Caetano, e Santo André, mesmo depois de 100 anos, continua sem acessibilidade, as escadas para descer e subir são uns funis…descaso total.
A modernização de Pirituba e das demais estações da Linha 7 foi atrelada pela CPTM ao projyde concessão da Linha 7.
O site publicou detalhes sobre essa modernização:
https://www.metrocptm.com.br/estacao-pirituba-recebera-melhorias-de-acessibilidade/
Sim. Mas até agora nada da tão esperada concessão.
E há trabalhos realizados na estação Luz e Jundiaí da linha 7.
A noticia é sobre a ‘nova passarela” na estaçaoi luz no Bom Retiro , e o cabeçudu vem comentar sobre a estaçao pirituba…. etra santa ignorancia dos analfabetos d plantao ……
Estou utilizando esse gancho para justamente sugerir algo na minha região, im be cil. O poder público não colabora e precisamos de reformas nas estações.
Qual o problema, fera?