CPTM inicia montagem de transformador para extensão da Linha 11-Coral em Barra Funda

Obras de montagem da Subestação Memorial da América Latina foram adiadas em três meses. Linha 11-Coral poderá iniciar operações entre o final de 2024 e início de 2025
Transformador na Subestação Memorial da América Latina (Reprodução/Redes Sociais)
Transformador na Subestação Memorial da América Latina (Reprodução/Redes Sociais)

As obras de extensão da Linha 13-Jade para Barra Funda ganharam um novo capítulo. A subestação Memorial da América Latina (SE MAL) recebeu  transformadores.

Segundo informações divulgadas nas redes sociais, o novo equipamento foi instalado nas últimas semanas. O transformador é o “coração” da subestação e faz a redução dos níveis de tensão para utilização nos sistemas ferroviários.

No caso da SE MAL, o transformador em questão possivelmente é de 34,5 kV, ou seja, ela será uma subestação sub-alimentada que receberá energia das linhas de transmissão da CPTM.

Na última atualização disponibilizada pela CPTM era possível visualizar que os pilares da nova subestação estavam concluídos. Nas imagens recentes nota-se que os trilhos de apoio do equipamento foram implantados.

Os serviços, pelo o que se pode observar, ainda não estão perto de serem concluídos, uma vez que deverá ser feita a ligação com o sistema de alta tensão e com a rede aérea.

Transformador sendo içado na SE MAL (Reprodução/Redes Sociais)
Transformador sendo içado na SE MAL (Reprodução/Redes Sociais)

Linha 11-Coral na Barra Funda

Apesar de ser divulgada como “expansão da Linha 13-Jade”, a maioria das obras tem como objetivo final a extensão da Linha 11-Coral.

O contrato original previa que os serviços de implantação da subestação fossem finalizados em agosto de 2024. O contrato, porém, sofreu um aditivo com mudanças nos prazos.

O novo prazo para entrega da subestação será em novembro de 2024 com assistência técnica até maio de 2025. O sistema de sinalização sofreu leve adiamento de apenas um mês, podendo ser finalizado ainda em setembro.

Trens da Linha 11 – Coral deverão chegar até Barra Funda em meados de 2024 (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

Em suma, a conclusão da SE MAL é fundamental para a operação da Linha  11-Coral com intervalos reduzidos nos horários de pico. O atraso, apesar de existir, não é tão grave.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Cabe citar que ainda será necessário realizar o comissionamento do novo trecho, treinamentos e adequações na Estação Barra Funda. Estas ações já estão em curso de tal forma que pode-se estimar que a operação da Linha 11-Coral até esta estação possa se tornar realidade entre o final de 2024 e início de 2025.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Central de Monitoramento de Ativos da CPTM (CPTM)

CCO da CPTM ganha nova área para monitoramento estações e equipamentos

Next Post
Novo banheiro na Estação Luz é aberto (Jean Carlos)

Novos sanitários da Estação Luz entram em funcionamento

Related Posts