As obras de extensão da Linha 13-Jade para Barra Funda ganharam um novo capítulo. A subestação Memorial da América Latina (SE MAL) recebeu transformadores.
Segundo informações divulgadas nas redes sociais, o novo equipamento foi instalado nas últimas semanas. O transformador é o “coração” da subestação e faz a redução dos níveis de tensão para utilização nos sistemas ferroviários.
No caso da SE MAL, o transformador em questão possivelmente é de 34,5 kV, ou seja, ela será uma subestação sub-alimentada que receberá energia das linhas de transmissão da CPTM.
Na última atualização disponibilizada pela CPTM era possível visualizar que os pilares da nova subestação estavam concluídos. Nas imagens recentes nota-se que os trilhos de apoio do equipamento foram implantados.
Os serviços, pelo o que se pode observar, ainda não estão perto de serem concluídos, uma vez que deverá ser feita a ligação com o sistema de alta tensão e com a rede aérea.
Linha 11-Coral na Barra Funda
Apesar de ser divulgada como “expansão da Linha 13-Jade”, a maioria das obras tem como objetivo final a extensão da Linha 11-Coral.
O contrato original previa que os serviços de implantação da subestação fossem finalizados em agosto de 2024. O contrato, porém, sofreu um aditivo com mudanças nos prazos.
O novo prazo para entrega da subestação será em novembro de 2024 com assistência técnica até maio de 2025. O sistema de sinalização sofreu leve adiamento de apenas um mês, podendo ser finalizado ainda em setembro.
Em suma, a conclusão da SE MAL é fundamental para a operação da Linha 11-Coral com intervalos reduzidos nos horários de pico. O atraso, apesar de existir, não é tão grave.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Cabe citar que ainda será necessário realizar o comissionamento do novo trecho, treinamentos e adequações na Estação Barra Funda. Estas ações já estão em curso de tal forma que pode-se estimar que a operação da Linha 11-Coral até esta estação possa se tornar realidade entre o final de 2024 e início de 2025.
Estou curioso para saber como essa extensão vai funcionar na prática. A plataforma na Luz superlotada, a mudança dos loopings para Suzano/Estudantes, se vão adicionar trens no carrossel e etc
Que vão adicionar mais trens, isto é fato, já que vão manter o intervalo programado de 3,5 min (3’30”) nos picos (no loop interno).
Quanto ao loop, provavelmente será alternado entre Barra Funda — Estudantes, e Barra Funda — Guaianases.
Acredito que não vão utilizar o loop em Suzano. Para isto, teriam de eliminar o de Guaianases e manter o intervalo mínimo entre Barra Funda e Suzano, já que manter 2 loops internos, simultaneamente, mostrou-se inviável de modo geral.
Não deverá haver mais loop iniciando/finalizando em Luz, mesmo porque essa expansão vai dar uma desafogada em Luz. Mas sabemos que Luz ainda será mais movimentada do que Barra Funda. Então, o que poderia ser feito é, no pico da tarde, a CPTM enviar alguns trens vazios (que obviamente deixam de prestar serviço em Barra Funda no sentido Estudantes) direto para a Luz.
Conhecendo o “know-how” que a CPTM lamentavelmente NÃO tem em despacho de trens vazios para determinados trechos, então duvido que farão isso.
Quando a L12 estava sem atender o Brás, a CPTM mandava alguns trens vazios, de manhã, na L11, para o Tatuapé (sentido Luz, claro).
O trem chegava vazio (obviamente) e saía do Tatuapé ainda vazio. E depois no Brás esvaziada mais, obviamente. Enfim, una burrice! Na ocasião, poderiam mandar trens vazios para José Bonifácio ou Dom Bosco (no sentido Luz), assim atenderia esta(s) estação(ões), mais Itaquera e Tatuapé. E não se desperdiçaria um trem, como fizeram. Até mesmo porque a maioria da L12, naquela ocasião, ia para o Metrô no Tatuapé.