CPTM irá contratar obras para adequar o pátio Guaianases

O destaque das intervenções propostas pela companhia é a de melhorar as condições laborais de maquinistas e de empregados terceirizados, minimizando riscos e potencializando a atuação das equipes.
Obras do pátio devem melhorar as condições de trabalho (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

Os pátios ferroviários são pontos estratégicos onde os trens ficam estacionados fora do horário de pico. Eles estão espalhados por locais específicos da malha de forma que possam oferecer melhor comodidade aos maquinistas e também facilitar os trabalhos da operação. O pátio Guaianases é um deles e fica localizado em uma das mais movimentadas estações da Linha 11-Coral. A CPTM pretende realizar uma série de reformas para adequar o espaço e enquadrá-lo dentro de normativas de segurança do trabalho.

As obras

Uma característica dos pátios ferroviários é a interação dos funcionários com o ambiente ferroviário, o que pode ser considerado bastante perigoso dentro de determinadas circunstâncias. A primeira característica do projeto é realizar uma melhoria no acesso dos maquinistas ao pátio.

Para isso, a CPTM pretende instalar uma nova passarela metálica entre a estação Guaianases e o pátio, de forma que os colaboradores possam acessar o ambiente “interno” sem os riscos da interação com as vias férreas de uma movimentada estação de trem. As plataformas dentro do pátio deverão sofrer ampliação de forma que os maquinistas, funcionários responsáveis pela limpeza e outros profissionais possam ter assegurado o acesso aos trens que estiverem estacionados.

Deverão ser realizadas adequações no estacionamento para que mais veículos automotores, geralmente de funcionários ou terceirizados, possam acessar o ambiente. O estacionamento deverá ser executado com piso drenante de alto tráfego, o que permitirá maior durabilidade das instalações. Muros de contenção deverão ser executados, parte da água drenada será direcionada para um jardim, permitindo a absorção dela pelo solo.

Destaca-se também a construção de uma nova edificação de apoio aos funcionários. O novo prédio deverá contar com salas para treinamento, sala de maquinistas, fiscalização, limpeza, vestiários, sala de telecomunicações, sala do gerador, etc. Os sanitários e vestiários deverão ser dimensionados conforme o quadro de funcionários e obedecer todas as normas de conforto laboral previstas na NR-24

Intervenções gerais contemplando sistemas hidráulicos e elétricos também estão no escopo do projeto. Itens como sistema de ventilação, ar condicionado e combate a incêndio devem completar a lista dos principais requisitos para a execução das obras.

Orçamento e prazo

A licitação para as obras de readequação do Pátio Guaianases terá um prazo contratual de 30 meses. Esse período será dividido em duas etapas distintas: A primeira será a de execução das obras com 18 meses de duração, já a segunda etapa é relativa à operação assistida, possuindo duração de 12 meses. O orçamento previsto para as benfeitorias é da ordem de R$ 10.209.684,78. A sessão pública para a apresentação das propostas será realizada no dia 09 de Junho às 10h.

Conclusão

As obras para melhoria do Pátio Guaianases visam principalmente a melhoria do ambiente de trabalho para os maquinistas e profissionais terceirizados. Apesar do acesso ao ambiente ferroviário ser muitas vezes inevitável e, aparentemente inofensivo, ele deve ser sempre evitado. Por menor que seja o risco, é preciso mitigar quaisquer incidências ou possibilidades de acidentes, que no âmbito ferroviário é algo que pode, da forma mais trágica, mudar sua vida.

O foco no cumprimento da NR-24 e nas melhorias gerais mostra o comprometimento das equipes e da gestão da CPTM em promover melhores condições laborais aos seus funcionários, o que reflete diretamente na qualidade do serviço prestado.

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2 comments
  1. Tá parecendo que a CPTM tá pretendendo conceder a linha 11 e já está “tirando ela do sistema”…

  2. Uma grande mentira que os Funcionários terceirizada se utiliza do estacionamento pois são impedidos pelos responsáveis da segurança isso acontece na maioria dos pátios da CPTM bpois há muita discriminação por parte deles.

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