CPTM lança licitação de manutenção para os trens Série 7000 e 7500

Composições serão repassadas para as concessionárias das linhas 10, 11, 12 e 13. Companhia também rescindiu contrato de manutenção com consórcio Hyundai Rotem-Maintrans
Série 7500 devolvido para a CPTM (Jean Carlos)
Série 7500 devolvido para a CPTM (Jean Carlos)

A CPTM lançou nesta terça-feira, 8, uma nova licitação de manutenção preventiva e corretiva para a frota remanescente de trens da Série 7000 e 7500.

As unidades foram fabricadas pela CAF e têm sido usadas em vários ramais como “coringa” na operação de trens metropolitanos.

Ao mesmo tempo em que anunciou a nova licitação, a CPTM rescindiu contrato com o consórcio Hyundai Rotem-Maintrans, que previa a manutenção de 80 trens de 4 carros da Série 7000 (40 composições).

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

Os detalhes do edital não haviam sido divulgados até a publicação deste artigo, porém, entende-se que o escopo inclua as oito composições da Série 7500 e até 19 composições da Série 7000.

Parte dos série 7000 estava com a ViaMobilidade em empréstimo para operação nas linhas 8 e 9, porém, estavam sendo devolvidos à medida que a concessionária recebia os novos Série 8900.

Trem da Série 7000
Trem da Série 7000

Frota repassada para concessionárias

O edital também deverá esclarecer a extensão do contrato de manutenção já que os trens serão repassados para as futuras concessionárias dos lotes Alto Tietê e ABC Guarulhos.

As linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade foram leiloadas em 28 de março, com vitória da empresa Comporte Participações.

Ela assumirá os 19 trens da Série 7000, mas 15 deles serão mantidos provisoriamente na Linha 10-Turquesa, junto dos oito Série 7500.

Frota da concessão das linhas 11, 12 e 13
Frota da concessão das linhas 11, 12 e 13

As composições voltarão para a Comporte no início da próxima década, quando a futura operadora da Linha 10 receber 16 novos trens a serem encomendados.

Vale ressaltar que na concessão do Lote Alto Tietê, o contrato prevê que a concessionária “deverá realizar todas as manutenções preventivas (RA e RG) e corretivas necessárias para o pleno funcionamento dos trens”.

A sessão pública de entrega de propostas está marcada para 08 de maio às 10 horas.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
ViaMobilidade teve prejuízo em 2024 (Jean Carlos)

ViaMobilidade acumula prejuízos de R$ 351 milhões com operação das linhas 8 e 9

Related Posts