A CPTM lançou nesta terça-feira, 8, uma nova licitação de manutenção preventiva e corretiva para a frota remanescente de trens da Série 7000 e 7500.
As unidades foram fabricadas pela CAF e têm sido usadas em vários ramais como “coringa” na operação de trens metropolitanos.
Ao mesmo tempo em que anunciou a nova licitação, a CPTM rescindiu contrato com o consórcio Hyundai Rotem-Maintrans, que previa a manutenção de 80 trens de 4 carros da Série 7000 (40 composições).
Os detalhes do edital não haviam sido divulgados até a publicação deste artigo, porém, entende-se que o escopo inclua as oito composições da Série 7500 e até 19 composições da Série 7000.
Parte dos série 7000 estava com a ViaMobilidade em empréstimo para operação nas linhas 8 e 9, porém, estavam sendo devolvidos à medida que a concessionária recebia os novos Série 8900.

Frota repassada para concessionárias
O edital também deverá esclarecer a extensão do contrato de manutenção já que os trens serão repassados para as futuras concessionárias dos lotes Alto Tietê e ABC Guarulhos.
As linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade foram leiloadas em 28 de março, com vitória da empresa Comporte Participações.
Ela assumirá os 19 trens da Série 7000, mas 15 deles serão mantidos provisoriamente na Linha 10-Turquesa, junto dos oito Série 7500.

As composições voltarão para a Comporte no início da próxima década, quando a futura operadora da Linha 10 receber 16 novos trens a serem encomendados.
Vale ressaltar que na concessão do Lote Alto Tietê, o contrato prevê que a concessionária “deverá realizar todas as manutenções preventivas (RA e RG) e corretivas necessárias para o pleno funcionamento dos trens”.
A sessão pública de entrega de propostas está marcada para 08 de maio às 10 horas.