A CPTM abriu nesta quarta-feira (15) a licitação para elaboração de serviços de arquitetura e engenharia para a adequação ou reconstrução de três passarelas nas proximidades da estação Guaianases na Linha 11-Coral. Neste primeiro momento deverão ser elaborados os projetos básico e executivo.
Entre a estação Antônio Gianetti Neto e Guaianases existem um conjunto de cinco passarelas, sendo que três delas, localizadas em São Paulo, não cumprem as normas de acessibilidade.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Em duas passarelas existe a presença de rampas de acesso, mas que possuem um declive inadequado para utilização por parte de pessoas com mobilidade reduzida.
Uma das passarelas possui apenas escadas, não permitindo, por exemplo, o uso por cadeirantes.
As passarelas alvos dos projetos estão localizadas em pontos específicos da ferrovia e dão acesso aos bairros de Vila Gertrudes, Jardim Soares e Vila ABC.
A empresa selecionada deverá entregar seis produtos, sendo eles:
1. Cadastro de Áreas Lindeiras
2. Cadastro Socioeconômico
3. Serviços Preliminares
4. Estudos Preliminares com Análise de Alternativas
5. Projetos Básicos
6. Projetos Executivos
Dentro dos projetos básicos e executivos estão incluídos projetos de arquitetura, comunicação visual, paisagismo, urbanização, estruturas, instalações hidráulicas e instalações elétricas.
As empresas também deverão ser responsáveis pela elaboração dos projetos em 3D através de BIM. A ferramenta vem ganhando cada vez mais destaque nos projetos ferroviários.
A seleção da empresa se dará através de ponderação entre proposta técnica e comercial, sendo que a proposta técnica tem peso de 70% na avaliação geral.
O projeto tem prazo de conclusão previsto em 18 meses e valor orçado em R$ 988,1 mil. Cabe citar que o projeto não contempla obras, que deverão ser licitadas posteriormente à elaboração do projeto final.
Muito boas e demoradas essas ações, mas e a acessibilidade nas estações Pirituba, Jaraguá e região? Não tem nem projeto!
Há projetos… que são da concessão do intercidades.
O trem pra um é mais baixo e muito ruim,pois é uma guerra pra segurar nas barras altas,deveria ter alças pra SEGURAR.URGENTEMENTE.