CPTM poderá implantar nova estação sustentável ainda em 2024

Focada no melhor aproveitamento dos recursos naturais, as estações sustentáveis incorporam em ativos já existentes características ambientalmente positivas. Local que receberá as melhorias ainda não foi definido
Estação Cidade Jardim remodelada para ser mais sustentável (GESP)

A CPTM pretende implantar durante o ano de 2024 mais uma estação sustentável para as suas linhas. A empresa foi a pioneira na adoção de estações ambientalmente eficientes.

Segundo o Relatório Integrado de 2023, a estatal tem planos de realizar a implantação da infraestrutura sustentável em uma estação, ainda não definida.

Ao contrário de uma estação convencional, estações sustentáveis possuem equipamentos que permitem a redução de recursos naturais importantes, bem como o reaproveitamento de diversos materiais.

A primeira construção nestes moldes implantada na CPTM foi a Estação USP Leste na Linha 12-Safira. A construção contou com sistemas para captação de água da chuva e maior aproveitamento de iluminação natural.

Estação USP Leste, uma das beneficiadas pela reforma (Jean Carlos)

A CPTM chegou a implantar outras duas estações sustentáveis na rede ferroviária. As estações Cidade Jardim e Vila Olímpia da Linha 9-Esmeralda, hoje operadas pela ViaMobilidade, receberam placas solares, mobiliário sustentável e jardins que podem reduzir a temperatura dos ambientes.

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Placas solares sobre a plataforma de Vila Olímpia (GESP)

Para além da pauta ambiental, um dos pilares da prática ESG que vem crescendo entre as grandes corporações, as estações sustentáveis também representam redução de custos com a racionalização de recursos.

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5 comments
  1. Notícia estranha. A CPTM não parece se incomodar tanto com sustentabilidade. A maioria das estações onde circulo, a linha 11 Coral as luzes das plataformas ficam acesas o dia todo, disputando com o sol quem é mais eficiente. Basta acionar o interruptor e são cerca de 9 a 10 horas sem consumo. As hidrelétricas agradecem e a vida das lâmpadas seria dobrada.

    1. A CPTM compra energia por atacado. Logo não faz sentido economizar energia se ela é obrigada por contrato a consumir tudo pelo que pagou, sob pena de multa por energia não consumida.

    2. O acionamento da iluminação de grandes locais públicos se dá por fotocélulas automáticas, podendo ser acionadas manualmente, focar no melhor aproveitamento dos recursos naturais é uma atitude sensata com as estações sustentáveis incorporando em ativos já existentes características ambientalmente positivas.
      Porém o atual retrato e a diretriz das concessões em nome do “Estado Eficiente” tem se notabilizado pelo governo do estado apresentando o programa SP nos Trilhos. A proposta tem como principal foco a ampliação da malha metrô ferroviária com extensão de mais de mil quilômetros, com os projetos contemplando a malha metropolitana, malha local de VLT e malha regional, lançando uma cortina de fumaça investindo bilhões do dinheiro público para em seguida fatiar as linhas para concessão à iniciativa privada e ceder para concessionária lucrarem e ainda repassarem lucro aos acionistas em cima do dinheiro público investido”

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