CPTM pretende investir R$ 4,7 bilhões na melhoria da malha ferroviária até 2027

Dentre os investimentos previstos estão a modernização do sistema de energia, sinalização e a expansão do serviços
Investimentos nos próximos 5 anos devem elevar o nível de serviço da CPTM (Jean Carlos)

A CPTM planeja realizar investimentos significativos nos próximos cinco anos. Pelo menos é o que indica o plano de negócios 2022-2027 divulgado juntamente com o relatório integrado de 2021.

Segundo o documento, a companhia de trens pretende investir R$ 4,76 bilhões nos próximos anos – apenas em 2022 estão previstos investimentos da ordem de R$ 1,19 bilhão.

Dentre os destaques estão os esforços para a expansão da rede. A Linha 13-Jade tem sido foco de uma série de melhorias que possibilitarão a chegada dos trens até a região da estação Palmeiras-Barra Funda. Ao mesmo tempo, a CPTM pretende incluir a expansão leste do ramal, atingindo os bairro da periferia de Guarulhos.

O site destacou também a intenção da empresa em retomar os projetos da Linha 14-Onix ligando Guarulhos até o ABC, além das estações União de Vila Nova e Lageado.

Obras para prolongamento da Linha 13-Jade (Jean Carlos)

A CPTM também pretende realizar investimentos no sistema de sinalização e energia. A implantação do sistema CBTC nas Linha 10-Turquesa e 11-Coral poderá diminuir o intervalo dos trens. Na área de energia, as mesmas linhas também estão recebendo investimentos, com destaque para a Linha 10-Turquesa que ganhará novas subestações e cabines seccionadoras.

Pátios, abrigos e oficinas também passarão por melhorias estruturais e de segurança de forma que seja possível aumentar a efetividade das atividades e garantir a sustentabilidade das atividades que são ambientalmente agressivas, como a sopra de trens, por exemplo.

A regularização dos territórios, muitos deles herdados do governo federal, também estão inclusos no plano de melhorias. A regularização das licenças ambientais de implantação e operação e a busca por novos negócios poderão trazer maior sustentabilidade financeira para a estatal no longo prazo.

O sistema de sinalização deverá ser modernizado (Jean Carlos)

Em termos administrativos, a companhia pretende renovar suas ferramentas de gestão. Já foram abertas licitações para um novo sistema de gestão empresarial (ERP) e para uma plataforma de comunicação integrada omnichannel (CRM).

Foi adquirido também um sistema de planejamento de viagens e escalas de que deverão otimizar a gestão de recursos humanos e prover uma melhoria na disponibilidade de trens ante ao quadro de funcionários atual.

Por fim, a companhia ainda planeja  realizar investimentos em TI com a aquisição de novos hardwares e softwares, assim como estruturar uma metodologia para a realização de projetos, padronização e otimizando o tempo e o gerenciamento de novos empreendimentos.

Investimentos nos próximos anos (CPTM)

Os novos investimentos deverão ter papel decisivo na modernização da CPTM que agora se vê diante de novas “competidoras” no setor de transporte. Cabe citar que alguns deles, principalmente os de expansão dos serviços, estão atrelados a política da atual gestão estadual que, dependendo do cenário futuro, pode ou não ser alterado.

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20 comments
  1. Isso se a cptm não perder as linhas que sobrarem até lá né ,L10-TURQUESA, L11-CORAL, L12-SAFIRA E L13-JADE, até pq a fogueira tá assando para ela

  2. Plano ambicioso! Agora se a CCR pegar toda a CPTM e fizer um monopólio em São Paulo, esses investimentos serão continuados?

    1. Obrigado pelo comentário!
      Em um eventual cenário onde as linhas poderiam ser concedidas creio que parte importante dos investimentos seria concretizado, mas não todos.
      Neste âmbito, creio que uma avaliação cautelosa seria realizada, uma vez que as linhas necessitam de diversos aprimoramentos e até mesmo expansões, como é o caso da Linha 13-Jade.

      1. Todos projetos seriam repassados para a CMSP (COMPANHIA METROPOLITANA DE SÃO PAULO) que teria o papel de faze-los junto a CCR, já que a estatal cptm seria extinta

    2. Seriam feitos sim, mas pela CMSP (Companhia Metropolitana de São Paulo) que teria muito trabalho junto a CCR para ajeitar todo sistema como deseja, já que a estatal cptm seria extinta

  3. Com certeza, os investimentos continuam com $ público, mas vc só vai ouvir dizer que a CCR está investindo.
    Como aliás vê hoje com as linhas 8 e 9.
    Investimento público para a concessionária.
    Concessionária privada não sobrevive sem mamata pública.

    1. A cptm não quis ser parte do CMSP uai ,a CCR quer ser ,e tem os mesmos direitos do metrô para investimentos

  4. O mesmo plano apresentado em 2007, 2011, 2014 e agora outra vez. Desses planos todos, o que foi feito e o que ainda falta fazer?

    Falta análise mais detalhada do plano, discussão do que já foi implantado, do que falta implantar, os desafios do plano (ano que vem São Paulo terá perda fiscal estimada em 4,4 bilhões apenas no ICMS), etc.

    Do jeito que está, a “matéria” atual parece propaganda da CPTM.

    1. Sim ,mas fica tranquilo ,as linhas provavelmente serão concedidas bem antes de 2027 ,e todos projetos serão repassados a CMSP (COMPANHIA METROPOLITANA DE SÃO PAULO) que seria a estatal responsável por executá-los, já que a cptm seria passado ,já que estaria extinta

    2. Esse Ivo entende muito…..
      Cadê as tais pesquisas da CPTM que dizem que os passageiros rejeitam o serviço 710 ?
      Não responde os questionamentos anteriores e veio defecar pelo teclado novamente ?

      1. A própria cptm falou que o Serviço 710 abaixou o desempenho da Linha 11-Coral ,só perguntar para o Pedro Moro que ele te explicará

        1. Causa estranheza que a “CPTM investirá R$ 8,3 milhões em solução para melhorar o atendimento ao passageiro”, porém não é feita a pesquisa de satisfação e se as alterações e quantidades dos usuários beneficiados numa imposição de soluções de cima para baixo.
          A Linha Integradora 710 não abaixa o desempenho da Linha 11-Coral, pois elas não são concorrentes utilizam a mesma via, é exatamente o oposto desta informação inconsistente, pois com a chegada da Linha 2-Verde ela fará justamente a função de redistribuir o fluxo de passageiros nas integrações, ao contrário da Linha 13-Jade e novamente o planejamento técnico foi desprezado para serem tomadas medidas adaptadas sem fundamentos plausíveis, visto que a Linha 13 não previa em seu projeto original seguir até a Barra Funda sem a expansão das atuais linhas, é uma insensatez. Embora seja uma alternativa viável até o Brás diante dos altos intervalos da Linha 12-Safira, levar o ramal até Barra Funda significa disputar espaço ao mesmo tempo com a saturada Linha 11-Coral, com 7,1 passageiros por m², veja abaixo a reclamação do usuário Luciano Henrique.
          Não podemos falar em carência de transporte no Alto Tietê (zona Leste), que hoje existe de fato, sem antes concluir as integrações e expansões iniciadas com os sistemas das Linha Integradora 710 Rubi-Turquesa, Linha 2-Verde, Linha 12-Safira, Linha 13-Jade até Guarulhos e Monotrilho Linha 15-Prata estiverem sido totalmente concluídas, a se somar as Linhas 3-Vermelha e Linha 11-Coral.

  5. Muito boas as intenções, porém gostaria de festar um ponto.
    De que adianta a modernização dos trechos, dos trens se os funcionários (maquinistas) não repassam aos usuários ?!
    Sou usuário do trecho operado na linha coral, trecho esse muito superlotado, pra piorar o intervalo de trens vêem aumentando, a superlotação está acabando com os usuários e pra piorar, os trens estão sempre com o “AR CONDICIONADO DESLIGADO”.
    É muito sofrido às idas e vindas do trabalho nesse trecho, com janelas lacradas, os trens percorrem os trechos “SEM AR CONDICIONADO”, apenas.com uma espécie de ventilação por aceleração e nada mais.
    Tenho feito diversas reclamações no Whatsapp disponibilizado pela empresa, porém é sempre a mesma resposta:
    “Estaremos reportando a reclamação para área de manutenção !”.
    Entendo que a reclamação não deva ser repassada a área de manutenção, mas sim a equipe de operação (maquinistas), pois eles sim, podem acionar o “AR CONDICIONADO”, que desde a troca da frota sempre foi anunciado nas propagandas do Governo do Estado e CPTM que o trens seriam novos (como de fato foram) e que teríamos o conforto do “AR CONDICIONADO”.
    Poderiam mandar uma equipe ou repórteres em horário de pico (Manhã e Tarde) para sentirem na pele o quanto é doloroso pegar o trem superlotado, em pé, esmagado e ainda suando como condenado, tendo em vista o “AR CONDICIONADO ESTAR DESLIGADO”.

    1. Pronto, agora a culpa é dos profissionais que conduzem as composições. O povo sempre reivindicando da forma errada e culpando as pessoas erradas.

      Se o ar não gela a culpa não é do profissional que conduz o trem, e sim do equipamento que está avariado. Vamos aprender a nome aos bois!!!

  6. Das às caras galese não se esconde atrás de fake , esse dinheiro do investimento das 4 linhas veio da crr/ ruas invest dos 989 milhões .

    1. mimimi vc tb se esconde através de um “Fake”, pois vc, eu e ninguém aqui praticamente MOSTRA FOTO de perfil aqui nessa area de comentários…então não fale merda. Mostrar ou não o rosto, não faz a menor diferença….

  7. Um fato notório persistente que já havia sido explanado nos debates pelo candidato a governador Marcio França em 2018 e agora novamente por Tarcísio de Freitas e os demais candidatos em 7/8/2022 é que ás gestões anteriores do PSDB possuem ~840 obras incompletas e tem iniciado muitas novas obras do metrô sem concluir nenhuma.
    As atuais Linhas 7-Rubi, e 10-Turquesa possuem praticamente a mesma quantidade de usuários já demonstrado em tabelas anteriores com a tendência da Linha 10-Turquesa ultrapassar assim que forem concluídas as expansões da Linha 2-Verde e Linhas 5-Lilás e 15-Prata no Ipiranga.
    O que está sendo feito às pressas e sem critérios plausíveis com enorme prejuízo ao Estado é a indenização não paga pelos 111 dias da Linha-15 ficou paralisada, o cancelamento da Linha 18-Bronze com a respectiva cobrança da gestão estadual uma indenização pela rescisão unilateral do contrato de PPP pelo consórcio VEM ABC de ~R$ 1bilhão e estas múltiplas concessões em que são empregados muita verba pública como a renovação de contrato com a Metra e das linhas 8 e 9, com sua respectiva extensão Mendes Vila Natal/Varginha bancadas pela CPTM, assim como o reforço das instalações elétricas da Linha 5-Lilás, o bloqueio da extensão direta da Linha 13-Jade pela GRU Airport, aquela renovação de contrato com a MRS que se omitiu e não se retirou os cargueiros da região central, e agora esta mutilação e tentativa de concessão da linha 7 sem consulta a população feita de forma afoita em final de mandato entre muitas outras.
    Esta estação em Água Branca só está sendo reconstruída por ser interesse do Metrô assim como foi Tamanduateí, porém a conexão com a Linha 8 ser feita só com a concessão da Linha 7 que além de ser uma chantagem vergonhosa, é mais um retrocesso pernicioso.
    Desta forma o título de maior retrocesso em mobilidade urbana de São Paulo do cancelamento da Linha 18-Bronze passara a ser a extinção da “Linha Integradora-710” por conta de mais uma concessão mal elaborada!
    “Ao mesmo tempo que o governo paulista enaltece a concessão de linhas do sistema metrô ferroviário à iniciativa privada como algo positivo para os cofres públicos, documentos publicados demostram que tais operações são perniciosas e causam forte impacto na arrecadação das companhias CPTM e Metrô, agravadas com a diminuição drástica da arrecadação por parte do governo estadual por conta da recente diminuição imposta pela redução do IPI dos combustíveis pelo governo federal com fins eleitoreiros.”
    Já passou muito da hora de unificar todas as linhas metropolitanas Metrô e CPTM numa única empresa, com planejamentos e investimentos unificados. Alô! MPE-Ministério Público Estadual e TCE-Tribunal de Contas Estadual vamos fiscalizar com lupa estas concessões, elas são maléficas para o Estado e para a população e só beneficiam a iniciativa privada, pois mobilidade não pode ser tratada como um balcão de negócios com ações na bolsa de valores!

    1. O governo de São Paulo é o que mais investe em mobilidade urbana no país, diferente da quadrilha federal que ficou 14 anos no poder e não investiu um centavo em nenhuma nova linha em São Paulo mesmo com toda a verba disponível de mobilidade urbana do país e mesmo a RMSP ter mais da metade de toda a movimentaçãode passageiros sobre trilhos no país. Ao invés disso, investiu 30 bilhões em estádios superfaturados e inúteis. Sem contar o projeto do TAV, onde a quadrilha criou uma estatal, pagou funcionários por quase 10 anos, pagou uma viagem para uma comitiva ir para o exterior fazer uma selfie e não saiu um km de trem bala no país. Isto sim é incompetência. No mesmo período, São Paulo construía com recursos próprios 3 linhas de metrô.

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