Ao contrário do que afirmou o governador Geraldo Alckmin em dezembro, durante a entrega do 6º trem da Série 8500 à Linha 7-Rubi, a Secretaria de Transportes Metropolitanos divulgou nesta semana que o ramal receberá outras 13 composições novas ainda em 2017, completando o total de 19 unidades. De acordo com o governador, essa entrega seria finalizada apenas em 2018.
A STM também anunciou que a Linha 7 passará por uma fase de obras mais intensa em janeiro que fará com que a circulação de trens seja reduzida entre 10h e 15h durante os dias úteis da semana – além dos serviços executados na madrugada. Entre os trabalhos previstos estão os de remoção de antigas estruturas e modernização de sistemas.
O governo do estado tem priorizado a entrega dos novos trens (de uma encomenda de 65 unidades) para a linha Rubi, a mais criticada pelos usuários pela quantidade de composições antigas e também pela infraestrutura precária e que causa lentidão nas viagens.
Rotem a caminho
A Série 8500 incorpora vários avanços obtidos com a experiência com as séries anteriores, entre eles os vagões com passagem livre, sistema de informações mais moderno e até um sistema de ar-condicionado em tese mais eficiente. Apesar disso, essa série, produzida pela CAF, não ficará na Linha 7. Segundo se comenta no meio, a Série 9500, produzida pela coreana Rotem, é que deve ser direcionada para o ramal.
Com entrega mais atrasada, os trens da série 9500 estão atualmente em testes finais de desempenho e já podem ser vistos circulando por algumas linhas (veja vídeo). Acredita-se que eles entrarão em operação ainda no primeiro trimestre.