A CPTM divulgou em 04 de outubro o quarto termo aditivo ao contrato de prestação de serviços de manutenção corretiva e preventiva em 30 trens de quatro carros da Série 2000, somando 15 composições de 8 carros. Estas composições atualmente operam na Linha 12-Safira.
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Os trens da Série 2000 são parte de uma das frotas mais antigas da CPTM. Todos os trens desta série atualmente atuam no trecho entre Brás e Calmon Viana na Linha 12-Safira e possuem seu regime de manutenção terceirizado.
O quarto termo aditivo vai prorrogar, em caráter de excepcionalidade, as atividades de manutenção e reparo dos trens durante 12 meses. O aditivo também estabelece mudanças na quantidade de trens a serem reparados, de 30 para 18 trens de quatro carros. Ao todo serão 9 composições a serem reparadas.
Tendo em vista a prorrogação do prazo de execução dos serviços, o contrato será majorado em R$ 23 milhões. Atualmente ele é de responsabilidade do Consórcio TMTTrens 2000, composto pelas empresas Temoinsa do Brasil Ltda, MPE Engenharia e Serviços S/A e Trail Infraestrutura Ltda.
Esses trens já deveriam ter sido baixados e mandados para o corte, frota antiga demais
A VM também ja deveria ter devolvido os trens da CPTM.
Um trem é projetado para durar 30 anos sem reforma. Com reforma, pode rodar mais 20 ou 30 anos (ou até mais).
Baixar um trem com 23 anos seria jogar dinheiro no lixo.
Esses trens seriam boas composições, porém o ar condicionado já foi pro saco isso torna a viagem muito desconfortavel principalmente nos hórarios de pico, a VM precisa arcar com esse valor do contrato pois a manutenção só foi prorrogada porque os serie 7000 da linha 12 estão emprestados.
A manutenção foi prorrogada pois esse trem tem previsão de rodar até 2030 (pelo menos). O ar condicionado está em mau estado por conta do vandalismo praticado por vendedores ambulantes.