As obras de expansão da Linha 9-Esmeralda encontram-se em ritmos variados. A extensão dos serviços contemplará duas novas estações: Mendes-Vila Natal, que está em fase avançada de suas obras e pode ser entregue ao público em agosto, e Varginha, no extremo sul da cidade de São Paulo, e que continua a mostrar um tímido avanço.
Um dos pontos fundamentais para viabilizar a operação da nova extensão é a conclusão do sistema de sinalização, sob responsabilidade da empresa Alstom.
A empresa venceu a licitação para fornecer materiais e equipamentos para adequar os sistemas de controle de tráfego e do Controle Centralizado do novo trecho em 2017 por R$ 42 milhões.
Recentemente, a CPTM assinou o terceiro termo de aditamento contratual com a empresa francesa que tem como principal objetivo a prorrogação do prazo de conclusão dos serviços em mais quatro meses, totalizando 24 meses de obras, 12 a mais que a previsão original.
A companhia, no entanto, não incluiu nos aditivos uma data-limite para conclusão dos serviços, apenas uma planilha citando as fases durantes os 24 meses de prazo.
Com esse acréscimo ocorreram alterações no cronograma físico-financeiro do contrato, entretanto, não há alterações dos valores, tratando-se apenas um aditamento que visa maior flexibilidade para o encerramento adequado dos serviços.
Os principais serviços que já foram concluídos pela Alstom se referem às adequações no software do Sistema de Controle Centralizado (SSC) para a integração de dois novos domínios na Linha 9, o Domínio Varginha e o novo Domínio Grajaú, que passou por remodelações.
Feitas as adequações necessárias na primeira etapa, a Alstom realizou testes do software definitivo para os novos domínios de Grajaú e Varginha. Neste momento, o foco da empresa será na realização de testes isolados de todos os componentes do SCT Grajaú que sofreram alterações, testes operacionais do trecho Grajaú-Varginha, além dos testes do sistema de Operação Automática de Trens (ATO)
Além disso, há também a realização de treinamentos para os funcionários acerca das novas funções e áreas adicionadas ao software de controle de tráfego, tanto para o novo domínio de Grajaú quanto para o Domínio Varginha. Esses treinamentos possivelmente serão fornecidos para os funcionários da ViaMobilidade Linhas 8 e 9 como parte da etapa de treinamentos da Fase Pré-Operacional da concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda
Todos esses passos são importantes para que o trecho possa ser liberado para a operação o mais brevemente possível com total segurança.
Terrível demais, prorrogam em anos coisas que poderiam ser feitas em meses, decadência total.
Bem vindo ao Brasil!
Eu só não entendi qual é o sistema de sinalização do trecho, é o CBTC? Eu acho que a ViaMobilidade deveria instalar o CBTC nas linhas 8 e 9