A CPTM formalizou no final do mês de outubro o terceiro termo aditivo relativo às obras de reforço na rede aérea no trecho entre a subestação Cidade Dutra, próximo a estação Autódromo, até a estação Grajaú da Linha 9-Esmeralda.
As obras da Linha 9-Esmeralda a cargo da CPTM têm recebido sucessivos aditamentos, o que gera, por consequência, o prolongamento do prazo de entrega de obras e a melhoria do serviço por elas proporcionadas.
Apesar de não estar diretamente ligada às obras de expansão da Linha 9-Esmeralda até Varginha, as obras de reforço são fundamentais para permitir a diminuição do intervalo no trecho entre Jurubatuba e Grajaú, além da padronização tecnológica.
A rede aérea deste trecho foi implantada em 2010 e utiliza como tecnologia um único aparelho de tensionamento para toda a estrutura de rede aérea que é composta essencialmente pelo cabo mensageiro (superior) e fio de contato (inferior).
A atualização tecnológica da rede aérea poderá garantir maior estabilidade ao conjunto com a individualização dos equipamentos tensores, um para o cabo mensageiro e outro para o fio de contato.
Além disso, novas estruturas de proteção e aterramento estão em implantação, garantindo ainda mais segurança.
O trecho entre Jurubatuba e Grajaú é considerado bastante crítico devido às questões relacionadas com a rede aérea. No dia 14 de fevereiro uma falha no sistema de energia interrompeu o tráfego de trens entre as estações Grajaú e Jurubatuba entre 7h15 e 16h30, fato que incentivou multa para a concessionária
O aditamento do contrato firmado com a empresa CRJ Projetos e Obras Ltda tem duração de 12 meses. Não houve acréscimo no valor do contrato.
Mas se a linha foi concedida para a CCR, por que a CPTM ainda faz obras por lá?
Ah, já sei!
O CCR só quer ganhar dinheiro, melhoras deixa para o estado fazer.
Parabéns aos envolvidos!