A CPTM, atual operadora do serviço Expresso Turístico, recebeu como doação da Rumo Logística um carro de passageiros para ser incorporado como restaurante nos serviços especiais para Paranapiacaba, Jundiai e Mogi das Cruzes.
O termo de doação envolve o repasse de um carro Budd de prefixo RI-3351. O veículo ferroviário deverá ser adequado para servir como carro restaurante.
A doação foi formalizada em junho de 2024, mas apenas foi tornada pública na segunda-feira, 23 de dezembro.
O Expresso Turístico começou a operar com dois carros de passageiros, um de primeira classe e outro de segunda classe. O serviço passou por uma expansão a partir de 2023 com a incorporação de dois novos carros de segunda classe.
O quinto carro doado pela Rumo é uma das promessas de melhoria para o serviço que atualmente conta com atividades de venda de produtos simples a bordo. A litorina, veículo ferroviário especial, poderá ser incorporado a frota futuramente
Uma dúvida: já que a gestão atual quer conceder todas as linhas e acabar com a CPTM, quem ficaria responsável com o Expresso Turístico?
Até o momento a CPTM.
A CPTM ainda vai existir, não como operadora, mas com outras atribuições. Já até lançaram o “CPTM Serviços”. Talvez uma dessas atribuições continue sendo a operação do Expresso Turístico.
Alguém sabe como ficará o trem turístico quando as linhas forem concedidas ?
Vinicius Leonardo.
Se o governo do estado tiver interesse em continuar os serviços do Expresso Turístico, a CPTM pode ter colocado o direito de passagem nas concessões do TIC.