CPTM reduz em 47% déficit fiscal no segundo trimestre de 2024

Companhia ainda obteve aumento do lucro bruto da ordem de 1.221% no período. Receitas da estatal foram de R$ 620 milhões entre abril e junho
CPTM diminui prejuízos pela metade (Jean Carlos)
CPTM diminui prejuízos pela metade (Jean Carlos)

A CPTM divulgou o relatório contábil para o segundo trimestre de 2024 de 2024. A companhia obteve redução do déficit neste período.

O relatório financeiro apresenta os principais balanços da operação e seu impacto fiscal para a empresa. O site destaca os principais pontos da exposição fiscal.

Receitas, despesas e resultado

A CPTM obteve no segundo trimestre um aumento de 11,8% das suas receitas operacionais atingindo o valor de R$ 620,9 milhões. As despesas operacionais da companhia tiveram aumento de 1,5% chegando a R$ 558,8 milhões.

O lucro bruto da estatal teve aumento da ordem de 1.221% comparado ao valor registrado no semestre anterior. A companhia obteve R$ 62,1 milhões de saldo bruto positivo.

Acrescidas as despesas administrativas e financeiras, o lucro líquido, que é o resultado final, apresentou déficit da ordem de R$ 128,3 milhões. O valor representa uma queda de 46,6% do prejuízo apurado no mesmo período do ano passado.

Resultado do primeiro semestre/2024 (CPTM)
Resultado do primeiro semestre/2024 (CPTM)

Subvenção econômica

A CPTM é uma empresa dependente do governo do estado, de tal forma que necessita de injeções de capital para seu funcionamento. Do total da receita auferida, foram realizado os seguintes aportes:

  • Recomposição tarifária: R$ 102 milhões
  • Gratuidades: R$ 62,6 milhões
  • Subvenção econômica: R$ 197,2 milhões
Receita liquida (CPTM)
Receita liquida (CPTM)

Patrimônio

O balanço de ativos (patrimônio e receitas) e passivos (despesas e dívidas) sofreu leves alterações.

O ativo total da empresa é estimado em R$ 12,3 bilhões, sendo que deste total 11,7 bilhões se referem a ativos imobilizados como estações, trens e estruturas.

O passivo da empresa foi calculado em R$ 2 bilhões, sendo que R$ 1,4 bilhões são relativos a passivos não circulantes cujo vencimento é superior à 12 meses.

O patrimônio líquido da CPTM, ou seja, a soma de todas as fontes positivas e negativas de receitas é estimada em R$ 10,3 bilhões.

Balanço patrimonial (CPTM)
Balanço patrimonial (CPTM)

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Fatos relevantes

O relatório destaca ainda dois fatos relevantes. O primeiro é a concessão da Linha 7-Rubi e do Trem Intercidades pelo Consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos que constituiu a empresa TIC Trens SA. O contrato tem duração de 30 anos e foi assinado em 03 de junho de 2024.

A operação pela nova concessionária deverá ser iniciada em novembro de 2025, segundo o relatório.

Custos operacionais (CPTM)
Custos operacionais (CPTM)

Outro fato relevante é a imposição de multa lavrada pela Receita Federal do Brasil em junho de 2024 referente ao não recolhimento da Contribuição Previdenciária sobre Receita Bruta (CPRB).

A CPTM está realizando sua defesa em relação ao pleito da RFB e aponta risco remoto de perda do processo.

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  1. Precisamos entender isso como investimento e não déficit. Só pensar na quantidade de carbono evitado, pessoas a menos usando o sistema de saúde por conta da poluição, menor stress no trânsito por viagens mais rápidas etc. Enfim, sem internalizar essas externalidades, esse tipo de análise perde o sentido. E não adinata privatizar, pois já foi mostrado que o sistema da via 4 custa até 10x mais para transporte de um passageiro por km do que o sistema público. Gostaria muito que o MetrôCPTM fizesse uma análise assim e que levasse em conta os comentários divergentes do editorial para enriquecer o debate.

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