A CPTM publicou nesta quinta-feira (13) o extrato do primeiro termo aditivo para o contrato de prestação de serviços e implantação do sistema gerenciador de planejamento de viagens e escalas. O contrato teve o valor drasticamente reduzido.
O novo sistema de gerenciamento permitirá a realização de uma série de tarefas de forma automática e rápida. A gestão de recursos humanos e sua aplicação na operação de trens poderá se tornar mais eficaz.
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Segundo as informações do termo aditivo, a CPTM removeu completamente os eventos B, E e H do contrato. Esses eventos se referem aos módulos de elaboração de gráfico horário, gestão de escala de maquinistas e operação diária para as Linhas 8 e 9.
Cabe lembrar que quando a licitação foi publicada as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda não haviam sido concedidas para a ViaMobilidade.
Outros eventos que tiveram redução são os itens J, K, O, P, Q, R, S e T do contrato. Na tabela abaixo é possível visualizar estes eventos específicos.
A remoção e redução dos eventos gerou uma redução no valor do contrato da ordem de R$ 9,09 milhões, o que equivale a aproximadamente 27% do valor do contrato, que foi orçado em R$ 33 milhões.
Após as mudanças o valor dos serviços passou a ser de R$ 23,9 milhões. O grupo responsável pelo serviço é o Consórcio Goal Systems Brasil-Espanha. O prazo contratual fechado é de 60 meses.