Para ampliar a frota de trens em operação nas linhas é necessário o reforço de demais estruturas. A CPTM tem realizado a ampliação do sistema de energia na Linha 11-Coral e entregou no final de março a Cabine Seccionadora José Bonifácio.
A cabine seccionadora tem como objetivo realizar a divisão dos circuitos de rede aérea em blocos menores para que, em caso de interrupção, um trecho menor seja afetado.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Além de atuar como dispositivo de segurança, a cabine seccionadora atua no equilíbrio de potência da rede aérea em diversos trechos evitando sobrecargas e trechos com má alimentação.
A cabine seccionadora de José Bonifácio segue um modelo mais completo. Trata-se do eletrocentro, uma estrutura compacta que é pré fabricada e instalada de forma muito mais rápida.
Os equipamentos desta natureza possuem comando remoto e ambiente climatizado. As facilidades podem ajudar tanto na operação quanto na manutenção da rede de energia.
As demais cabines seccionadoras que serão implantadas na Linha 11-Coral deverão seguir este modelo. O projeto faz parte dos planos de aumento do suprimento de energia do trecho, trazendo condições para o aumento na oferta de trens.