A CPTM, assim como o Metrô, divulgou seu balanço anual com as informações mais relevantes do exercício de 2021. Dentre os dados de maior importância está o resultado financeiro da companhia.
No ano de 2021 a CPTM obteve lucro bruto de R$ 282 milhões, ante a um déficit bruto de R$ 215 milhões no ano anterior . Este cálculo é feito através da diferença entre a receita líquida e o custo dos serviços prestados.
Em termos líquidos, a companhia registrou prejuízo de R$ 469 milhões, o que representa uma queda quando comparado aos valores de 2020 onde houve prejuízo líquido de R$ 963 milhões. O prejuízo líquido leva em consideração as despesas administrativas e financeiras.
A receita acumulada para a CPTM em 2021 foi de R$ 2,7 bilhões. Leva-se em consideração fatores como o aumento da demanda, a subvenção para a operação e o aumento expressivo das receitas não tarifárias que teve um acréscimo de aproximadamente 74%, atingindo o valor de R$ 150 milhões.
Em seu relatório a CPTM destacou iniciativas importantes de concessão para a exploração de espaços comerciais, publicitários e de maquinas de recarga. Entre elas estão:
• Contrato de Concessão para exploração de espaços publicitários
– Eletromídia S/A = R$ 26,0 milhões.
• Contrato de Concessão para exploração comercial Mezanino Estação
Brás–SOCICAM = R$ 1,3 milhão.
• Contrato de Concessão para exploração de máquinas de recarga –
AUTOPASS = R$ 3,9 milhões.
• Contrato de Concessão para exploração de máquinas de recarga – UP
BRASIL = R$ 5,1 milhões.
Abaixo é possível ver a relação percentual dos recursos obtidos pela CPTM. São 48,2% de receitas tarifárias, 46,5% de receitas do tesouro do estado e 5,3% de receitas não tarifárias.
Os valores relacionados às despesas relacionadas à operação aumentaram no ano de 2021, acumulando o valor total de R$ 2,4 bilhões. Dentre os valores de maior relevância estão o investimento com pessoal, manutenção e depreciação/amortização.
Confira a relação percentuais dos investimentos operacionais da companhia. Cerca de 73% das aplicações são realizadas em pessoal e serviços tercerizados. Somente os serviços terceirizados respondem a praticamente um terço dos investimentos.
As despesas administrativas registraram queda de aproximadamente 12% quando comparadas ao ano anterior, somando R$ 424 milhões. Destacam-se o gasto com pessoal, indenizações e o sistema de bilhetagem eletronica.
Benefícios sociais
É importante ressaltar que, apesar de um resultado deficitário em âmbito financeiro, a CPTM cumpre um importante papel social através da mitigação de gastos gerados pela operação do transporte ferroviário.
Somente no ano de 2021 a operação da CPTM contribuiu para uma economia global de R$ 9,23 bilhões em recursos. Dentre os fatores de maior relevância estão a redução no tempo de viagem (R$ 4,9 bilhões), redução na operação de ônibus e automóveis (R$ 2,7 bilhões) e redução no consumo de combustíveis (R$ 1 bilhão).
Gestores incompetentes.
Empresa plenamente viável econômica e operacional.
Esse lucro veio dos 989 milhões da 8 e 9
Com as concessões em curso, teremos logo logo uma empresa mais equilibrada e saúdavel financeiramente, já que não terá que suportar o enorme custo mensal de manter as linhas 8, 9 e 7.
As receitas destas linhas também se vão com a concessão, logo esse devaneio não se sustenta, tendo em vista que as outorgas da concessão vão para o caixa do GESP e não para a CPTM.