A CPTM remarcou a licitação para prestação de serviço de manutenção preventiva e corretiva dos trens da Série 9500 para o dia 21 de fevereiro. O certame estava suspenso de desde 5 de dezembro, um dia antes da data original do leilão.
A companhia lançou a concorrência em novembro a fim de contratar uma empresa que realize vários serviços relativos à frota de 30 composições fabricadas pela Hyundai Rotem. Os trens são usados na Linha 7-Rubi (Serviço 710 incluso) e deverão ser repassados à futura concessionária do TIC Eixo Norte, entre São Paulo e Campinas.
A manutenção das 30 composições deverá ser realizada em dois ambientes. No Pátio Lapa irá ocorrer a maior parte das intervenções preventivas e corretivas, enquanto no Pátio Luz estarão disponíveis equipamentos especiais para a remoção de truques.
No Pátio Lapa, além da manutenção de trens, a empresa contratada também será responsável pelos custos de operação do abrigo. Despesas de água e energia deverão ser arcadas pela empresa.
Os eventos do contrato são divididos em dois blocos. O Evento A engloba as manutenções de rotina, corretivas e preventivas. O Evento B envolve reparos contra vandalismos e pequenos acidentes.
Trens com problemas
Algumas composições da Série 9500 estão com a manutenção parada há vários meses. Segundo um dos anexos, foi possível identificar que três unidades estão com longo período sem receber serviços. São eles:
- D504 – Última revisão em março de 2022
- D580 – Última revisão em janeiro de 2023
- D592 – Última revisão em janeiro de 2022
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Das três composições, ao menos uma delas (D592) voltou a operar. Não se sabe exatamente por qual motivo estas composições estão há tanto tempo sem a realização de reparos.
Até eu que defendo que as linhas devem ser concedidas, acho um absurdo contratar manutenção para trens que nem serão mais operados pela CPTM