A estação Palmeiras-Barra Funda é uma das mais movimentadas da da rede, sendo um dos maiores complexos intermodais em São Paulo abrigando linhas do Metrô, da CPTM, linhas de ônibus municipais, intermunicipais e interestaduais. Dada sua importância, a CPTM está realizando uma série de licitações para revitalizar parte desta estação.
Uma das licitações que já está em andamento é a que visa a troca de pisos da estação, que atualmente são de borracha e serão por modelos em granito. Além da revitalização, entra o fator segurança, uma vez que as placas de borracha são suscetíveis a deslocamentos causando acidentes e interdições para sua manutenção.
Outro certame que está em curso é para a troca de luminárias, bem como dos painéis de luz e distribuição de energia na estação Palmeiras-Barra Funda. O objetivo principal é realizar substituição e instalação das lâmpadas da estação que são do modelo fluorescente para o modelo LED. Os painéis de energia que se encontram em estado obsoleto deverão ser substituídos por novos que atendam às normas de segurança vigentes.
A justificativa para a realização do projeto se concentra em três frentes. A primeira frente é o atendimento ao programa de revitalização da estação Palmeiras-Barra Funda, fazendo com que o ambiente se torne mais agradável visualmente, além de proporcionar maior segurança.
A segunda frente está relacionada com a economia de energia proporcionada pelas lâmpadas LED. Com vida útil maior e menor consumo, a CPTM encontra neste modelo de luminária uma forma de economizar energia elétrica, um recurso que é imprescindível levando-se em consideração a atual crise no setor.
A terceira frente tem como objetivo a adequação às normas de segurança através da troca dos painéis de luz e distribuição. Boa parte destes equipamentos foi instalado quando da inauguração da estação, no final dos anos 80. Além da segurança, existem benefícios para o serviços de manutenção que poderão ser facilitados tendo em vista a facilidade na substituição de peças e evitando adaptações nos equipamentos.
O escopo do projeto envolve a elaboração de documentação técnica sobre os serviços executados, a substituição de todas as lâmpadas fluorescentes por LED, a instalação de 52 novos luminárias LED tipo HighBay de 200W e a troca de 19 painéis de luz/distribuição. A abrangência dos serviços contempla plataformas, mezanino, salas técnicas, áreas restritas, sala do Acessa SP e a Sala de Apoio ao Trabalhador (CAT).
A sessão pública que estava marcada originalmente para o dia 13 de abril teve que ser remarcada devido aos recursos interpostos pelas empresas Empreitec Construções Elétricas LTDA e JLA Construções e Comercio EIRELI. A nova data para a retomada do certame será no dia 28 de julho. A empresa vencedora deverá realizar os serviços dentro de 12 meses.
Percebe-se que a CPTM tem dado ênfase em obras que revitalizam suas estações mais importantes. A troca do sistema de iluminação da estação trará uma nova perspectiva ao ambiente que, juntamente com a troca dos pisos, tornará o local mais leve e atrativo aos passageiros e também aos empreendedores que decidem investir em negócios no novo ambiente.
Quando será a reforma da estação de Itaquaquecetuba da linha 12 Safira ??? A tempos se ouve falar que será reformada e nada acontece…
A CPTM está esperando a prefeitura fazer os projetos dessas estações, mas provavelmente vão ser reconstruídas pela futura concessionária das linha 11, 12 e 13…