CPTM retomará estudos para implantação da estação União de Vila Nova na Linha 12-Safira

A estação deverá preencher a lacuna de 4 km existentes entre as estações de Comendador Ermelino e São Miguel Paulista atendendo as comunidades locais
Provável localização da estação União de Vila Nova (Jean Carlos)

A CPTM divulgou, junto com o seu relatório integrado de 2021, o plano de negócios para o ano de 2022. O documento contém uma série de metas importantes que foram e que ainda deverão ser implantadas para a expansão dos serviços.

Dentre os objetivos da companhia estão a construção de novas estações e linhas. A CPTM já demonstrou interesse na retomada do projeto da Linha 14-Onix e agora mostra que vai se debruçar em um projeto bastante aguardado para a Linha 12-Safira.

Trata-se da estação União de Vila Nova. Localizada entre as estações de Comendador Ermelino e São Miguel Paulista, a nova parada poderá preencher uma lacuna de aproximadamente 4 km atendendo a comunidade local.

Localização da estação União de Vila Nova (Jean Carlos)

São bastante escassas as informações sobre a estação, mas sabe-se que ela terá papel importante na articulação do transporte na região leste de São Paulo, uma vez que está prevista integração com a futura Linha 14-Onix.

Para o ano de 2022 a CPTM estabeleceu como meta a revisão do projeto funcional da parada. O projeto funcional é o estágio inicial da elaboração de uma estação, sendo praticamente um “rascunho” que deverá ser detalhado até se tornar um projeto básico e posteriormente em projeto executivo.

Por enquanto não existem prazos estabelecidos para o início de obras ou de operação desta estação.

Total
2
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
10 comments
  1. Kkkkkkk a CPTM não consegue finalizar as obras que ela mesma começou e já tá pensando em outras? Cadê a estação Suzano na mesma Linha 12 – Safira?

    1. Não sou da Zona leste e realmente acho péssimo não terem concluído essa integração em Suzano, mas vejo como algo positivo eles estarem planejando as próximas melhorias, já que esse processo é muito burocrático e demora anos… Aqui na linha 9 eu ficaria extremamente contente se estivessem falando sobre construir a estação Pedreira entre Jurubatuba e o Autódromo, mesmo sabendo que a Varginha não foi concluida ainda…

      1. Concordo muito com a construção da União Vila Nova, é MUITO útil lá porque São Miguel e Ermelino ficam longe demais. Mas não adianta a CPTM ficar fazendo 300 planos e não concluir nenhum.

  2. CPTM…poderia melhorar a linha reformar as estações, antes de uma nova estação.
    Essa linha 12 não funciona, apenas existe pela necessidade e o grande volume de usuários que as demais linhas e demais opções de transporte coletivos não suportam.
    Demora demais nas paradas…e quando sai, sai em velocidade reduzida em quase todo o percurso.
    Sou usuária da linha e me sinto muito prejudicada. Linha 11 Coral é totalmente diferente, rapidez e boa infra estrutura.

    1. Reformar as estações só se for as finais em Itaquaquecetuba, porque no restante as da Linha 12 são excelentes. O único problema da L12 é o headway enorme.

        1. Tá de brincadeira comparar a linha 9 com a linha 12 kkkkkkk todos sabem que a linha safira eh a mais podre da CPTM

  3. Na minha opinião é que durante o mês todo 20dias é velocidade reduzida mas que se ouve o tempo todo problemas na rede agora pra piorar os trens só saem de uma plataforma

  4. Resido no bairro, será fundamental para a evolução da mobilidade da comunidade, temos apenas uma pirua e um ônibus, ao qual os dois são totalmente lotados resultando na demora no percurso até as estações mais próximas.

  5. Deveria haver um projeto de dinamização da linha 12, com novos sistemas de sinalização e subestações. O espaço entre uma estação e outra é enorme

Comments are closed.

Previous Post

Duas empresas apresentam propostas para implantar acesso Bela Cintra da estação Paulista

Next Post

Venda de “naming rights” da estação Consolação fracassa pela 3ª vez

Related Posts