A CPTM anunciou nesta semana a seleção do consórcio Projetista L13 Leste (Egis , Oficina e Addax) para realizar o anteprojeto de arquitetura e engenharia, além de estudos ambientais e econômicos da extensão leste da Linha 13-Jade.
A licitação havia sido lançada em setembro do ano passado e teve a sessão pública realizada em dezembro. O julgamento das propostas técnicas dos consórcios habilitados ocorreu em 14 de março, mas uma semana depois a companhia suspendeu o certame após a interposição de recurso pela empresa GPO Sistran.
No dia 12 deste mês, no entanto, a CPTM julgou o recurso, mas negou provimento à empresa. Já no dia seguinte houve a análise das propostas comerciais em que o consórcio Extensão Leste Linha 13 (EBEI, Logit e Metroeng) foi classificado em 1º lugar.
Na ponderão entre as propostas técnicas e financeira, no entanto, o consórcio Projetista L13 Leste (2º colocado na avaliação comercial) foi apontado vencedor da concorrência. A empresa fez uma proposta no valor de R$ 2.579.309,40.
A extensão leste da Linha 13, após a estação Aeroporto Guarulhos, prevê a construção de outras quatro estações até a região de Bonsucesso, próximo à Via Dutra. No escopo deve ser incluído um pátio de manutenção e estacionamento, além de cerca de 10 km de vias – todos esses elementos, no entanto, dependerão das análises feitas pelo consórcio sobre sua viabilidade técnica e financeira.
O prazo de execução de serviços é de 16 meses a contar da ordem de serviço. Caso a CPTM autorize o início dos trabalhos em maio, o consórcio deverá entregar o anteprojeto e os estudos até setembro de 2023.
Só então será possível quantificar o custo de implantação do trecho e sua viabilidade numa das regiões mais populosas e carentes da Grande São Paulo. Resta saber se a próxima gestão estadual manterá os planos de estender a Linha 13 em direção leste sem que o ramal possua vias próprias além de Engenheiro Goulart.
Importante isso para facilitar que vem de outras regiões de Guarulhos.
Tenho uma ressalva para verificar qual será o trajeto pós estação pós Jd. Eucaliptos devido a questão as diversas residências e empresas que geram empregos no entorno do aeroporto e bairros adjacentes como: Haroldo Veloso, Jd. São João, Jd. Pres. Dutra, e Bonsucesso.
Ainda no Jd. São João tem uma ocupação de tamanho considerável feita pelo MTST ao lado do terminal de ônibus.
Essa linha devia ser estendida até o Arujá no Terminal Barreto pois essa região é bem carente de transporte e os ônibus não suprem a demanda fora que daí a Linha poderia chegar até Itaquaquecetuba indo de encontro com a Linha 12 Safira fechando o ramal igual que acontece com os pontos de baldeação entre as linhas 11 e 12.
Focar na expansão e na sua a extensão desta linha 13-Jade no sentido Guarulhos ainda nesta década deveria ser prioritário com as quatro estações indicadas, Jardim dos Eucaliptos, São João, Presidente Dutra e Bonsucesso que iria atrair usuários de outros municípios limítrofes como Arujá, Santa Isabel, Itaquaquecetuba entre outros periféricos e levarão o ramal para uma região totalmente carente de transporte sobre trilhos no entorno do aeroporto, onde iria aguardar a chegada da Linha 2-Verde ainda nesta década (2028) em que seria construído um pátio e um terminal de manutenção de trens, afinal este é o município do Brasil com 1,4 milhões de habitantes e não tem Trem Metropolitano e nem Metrô, e esta linha 13-Jade está com uma demanda ociosa de 16 mil contra uma capacidade de mais de 120 mil, ao invés de se lançar novas linhas como esta Linha 19-Celeste que só seriam viáveis e exequíveis na prática após a década de trinta!
Acho que essa linha não deveria terminar em Bonsucesso e sim em na cidade de Santa Isabel… depois da estação Bonsucesso (que deveria se chamar Inoccop/Bonsucesso) deveria ser construido um túnel e criar a estação Nova Bonsucesso em formato subterraneo (igual o Metrô) próximo a avenida Armando Bei e depois as paradas Sadokim/Jardim Alamo, Arujá Barreto e a estação final Santa Isabel… iria encarrecer mais obra, porém a rapidez e melhoria de qualidade de vida para quem mora nessas regiões iria ser enorme.
Também acho que esta linha deveria ser estendida até Santa Isabel ou pelo menos até Aruja.
O problema dessa expansão até o Bonsucesso vai ser o gargalo gigante que vai ter em Engenheiro Goulart se não forem construidas as vias ferreas da linha 13 ate o Brás (ou Chacara Klabin), pois provavelmente essa a linha vai ter uma demanda altissima e ficar dependente dos trilhos da linha 12 vai provocar um caos absurdo nesses trechos.
A Linha 13 chegará até a estação Barra Funda bem antes dessa extensão sair. Isso não será problema.
Sim, porém mesmo ela chegando em Barra Funda, ela vai continuar usando trilhos de outras linhas após Engenheiro Goulart (L12 até Brás e troca para L11 até Barra Funda) quero quando chegar em Bonsucesso e demanda for bem alta e a CPTM será obrigada a por intervalo bem mais baixos que hoje e vai prejudicar o carrossel das outras duas linhas ou a L13 passa a ter trilhos próprios até o Brás ou vai ser um caos gigante com trens indo em velocidade de tataruga e um enorme gargalo em Engenheiro Goulart.
Comentário sensato. Tem q ir até os Pimentas, e depois ir até Santa Izabel.