A CPTM publicou na segunda-feira (14) o edital para o pregão eletrônico que definirá a empresa que realizará a troca dos pisos da estação Guaianases. Trata-se de um projeto semelhante ao qie a companhia disponibilizou recentemente para a revitalização dos pisos da estação Brás.
A estação Guaianases é uma das mais importantes e movimentadas da Linha 11-Coral que faz a ligação entre a Mogi das Cruzes, na região leste da Grande São Paulo, até a estação Luz, no centro da capital. Segundo o último relatório mensal, a estação recebeu mais de 1,4 milhão de passageiros por mês. A tendência é que a quantidade de passageiros possa aumentar.
Segundo o edital que foi disponibilizado, o serviço de modernização dos pisos será realizado nas plataformas, escadas, rampas, subsolo e nas demais áreas de circulação.
Atualmente o revestimento do piso da estação é composto pelo plurigoma, placas de borracha que acabam apresentando desgaste acentuado com o passar do tempo. Esse efeito indesejado causa maiores custos com a manutenção.
Juntamente com a troca dos pisos, será necessário a realização da readequação de todas as rotas táteis no nível da plataforma e também no subsolo. Paralelamente, trabalhos de reparo nas juntas de dilatação serão necessários.
Segundo relatórios realizados pela companhia, “foram constatadas a existência de infiltrações de água nos porões da plataforma e nas galerias da área paga da estação, juntas com excesso de sujidades, danificadas ou ausência de juntas com selante”.
A resolução destas deficiências estruturais, alinhadas com a troca dos pisos por novas peças de granito, permitirá com que a estação possa ser revitalizada e prover melhor conforto e segurança aos passageiros. A previsão da CPTM é de que os investimentos sejam realizados no prazo de 12 meses.