Responsável por operar sete linhas de trem metropolitano, a CPTM pode no futuro ganhar uma linha de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). O projeto funcional da Linha 14-Ônix já foi realizado e prevê um trajeto que ligará diretamente o ABC Paulista a Guarulhos.
Ao jornal Guarulhos Hoje, a companhia confirmou algumas informações a respeito da nova linha. O traçado já apareceu em alguns estudos da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, mas terá alterações em relação ao mapa reproduzido abaixo, que o governo divulgou anos atrás. Uma das novidades é que a linha terá ligação com a estação Guarulhos-CECAP (Linha 13-Jade) – no mapa ela vai sai de uma estação batizada como João Paulo ao lado da Via Dutra e termina na estação Pirelli da Linha 10-Turquesa (hoje desativada).
De acordo com a CPTM, a Linha 14 deve ter um percurso utilizando vias como a avenida Monteiro Lobato, rodovia Ayrton Senna e a avenida Jacu-Pêssego. A extensão aproximada seria de 30 km.
Caso saia do papel (no momento está sem previsão), a Linha 14 faria os usuários das regiões mais populosas da Grande São Paulo (com exceção da capital) terem uma ligação direta sem a necessidade de seguirem no sentido do centro de São Paulo para então mudar de linha. De qualquer forma, será preciso esperar pelos projetos executivo e básico para que o traçado seja definido, assim como os custos da obra.
EMTU assumiria?
A escolha do VLT como modal dá indícios de que a demanda, embora considerável, não justificaria uma linha de trem ou monotrilho. O VLT seria uma novidade na empresa e o segundo no estado de São Paulo. Hoje apenas um VLT foi construído pelo estado, em Santos e São Vicente, na Baixada Santista, sob responsabilidade da EMTU, que concedeu sua operação.
Essa situação pode indicar que a Linha 14 acabe sendo repassada para a empresa irmã da CPTM.
Feio, já nasce com cara de antigo. O VLT do Rio é mais bonito.
O ideal para o trecho mesmo seria um trem…
Mas se não for possivel que seja o VLT mesmo, o que não não ficaria nada legal seria mais um corredor de ônibus, ai é melhor nem mexer se não for pra fazer bem feito nem faça…
Alias vou deixar uma pergunta sobre VLTs por aqui…
Seria possivel e/ou viavel a conversão dos corredores de ônibus existentes hoje em linhas de VLT?
Digo isso pois acho que o sistema de VLT parece dar um “ar” muito mais bonito e moderno as cidades do que os tais corredores, que particularmente acho muito feios e arcaicos.
Concordo. Porém ao que parece existe em SP a máfia dos ônibus que não permite a chegada dos modernos VLTs à capital paulista.