CPTM vai conceder sua rede de dutos subterrâneos

Exploração da rede de dutos poderá ser realizada, principalmente, por empresas de telecomunicações. Ação visa aumentar a receitas acessórias da empresa
Rede de dutos poderá ser compartilhada (Jean Carlos)
Rede de dutos poderá ser compartilhada (Jean Carlos)

A CPTM, com vistas a melhorar suas condições econômicas, realizará a exploração comercial da sua rede de dutos subterrâneos.

A ferrovia ao longo de toda a sua extensão possui uma rede de dutos subterrâneos que dão suporte à transmissão de informações do sistema de sinalização e dados. Tal estrutura é imprescindível para a operação.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Visando obedecer as metas de inovação e geração de receita, a companhia pretende realizar ainda em 2023 o contrato de concessão da sua rede de túneis subterrâneos.

Essa rede percorre toda a malha ferroviária da empresa, simbolizando centenas de quilômetros úteis que podem ser utilizados para a geração de receitas.

As principais empresas que podem ter interesse em utilizar-se dessa infraestrutura são as do ramo de telecomunicações. Tais entidades dependem da transmissão de dados por meio de, por exemplo, fibras ópticas.

Redes de sinalização e telecomunicações passam ao lado das vias (Jean Carlos)
Redes de sinalização e telecomunicações passam ao lado das vias (Jean Carlos)

A proposta une o útil ao agradável. Ao mesmo tempo em que as empresas de telecom precisam de espaços seguros para implantar suas redes, a CPTM consegue ceder tais espaços minimizando o investimento privado e capitalizando a cessão de sua infraestrutura.

Neste momento ainda não existem informações de quais trechos serão cedidos e quais os requisitos para obter a concessão destas áreas. Fato é que a exploração desta estrutura exclusiva poderá minimizar a dependência da empresa dos cofres do estado.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
4 comments
  1. se a CPTM e o METRO querem melhorar sua arrecadação, basta modificar a câmara de compensação a passarem a ter prioridade antes das concessionárias. e as concessionárias, que são boas de gestão, que busquem recurso e receitas fora do serviço ferroviário. o que acham?

    1. Adoraria essa solução incrível? Por que será que o Governo de SP não pensa nisso, ao invés de dizer que são companhias deficitárias?

  2. Muito bem pensado em vez dessas empresas saírem fazendo buraco pela cidade e assim atrapalhando a circulação, já usa o que a CPTM tem e com isso vão agilizar a passagem de cabos levando bem menos tempo. Iniciativa muito boa, Parabéns

  3. BEM ANTES DO GOVERNO DO PSDB , O METRO LINHA AZUL JÁ USA SEUS CABOS AO LADO DA VIA METROVIARIA É SÓ OBSERVAR , PORISSO ESSA É EXCELENTE POREM NÃO É NOVA

Comments are closed.

Previous Post
Estação Palmeiras-Barra Funda com grande potencial comercial (Jean Carlos)

CPTM visa aumentar suas receitas acessórias em 10% em 2023

Next Post

CPTM fará testes na terceira plataforma da estação Suzano neste sábado, 24

Related Posts