A CPTM fechou recentemente o contrato para a aquisição de câmeras corporais, também conhecidas como bodycams, para seus agentes de segurança. O equipamento permitirá um aprimoramento dos procedimentos realizados atualmente.
Deverão ser adquiridos pela companhia um total de 160 câmeras corporais e um conjunto de 12 bases para recarga e descarga de dados. Deste total, 10 câmeras deverão incluir acesso a rede 4G e GPS, além de duas bases espaciais com servidor web embutido.
A presença das câmeras corporais tem se tornado cada vez mais frequente pelas forças de segurança pública e também pelos agentes de segurança das empresas operadoras do transporte sobre trilhos.
O equipamento foi adotado inicialmente pelo Metrô de São Paulo. Após isso, os agentes da ViaMobilidade e ViaQuatro também passaram a portar o equipamento. Mais recentemente as bodycams foram adotadas nas linhas 8 e 9.
O contrato para a compra dos equipamentos por parte da CPTM foi fechado no dia 18 de julho com a Conectados Security Comercio de Eletroeletronicos Eireli pelo valor de R$ 421 mil. O prazo para a entrega dos itens será de 60 dias.