O sistema de energia é um dos principais componentes para permitir a operação dos trens da CPTM. A estatal pretende concluir as obras de melhorias das linhas 11 e 12 durante o ano de 2023, além de entregar novas estruturas para a Linha 10-Turquesa.
O suprimento de energia dos trens ocorre através de um conjunto de subestações e cabines seccionadoras dispostas ao longo das linhas. Elas alimentam a rede aérea com uma tensão de 3.000 Volts em corrente contínua.
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Para as Linhas 11-Coral e 12-Safira, a CPTM tem como foco finalizar a entrega de diversas estruturas em 2023. Já foram entregues as novas cabines seccionadoras de José Bonifácio e Itaquaquecetuba, a próxima a ser finalizada será a de Ferraz de Vasconcelos.
Na Linha 10-Turquesa a meta em 2023 é entregar três novas cabines seccionadoras: Capuava, Guapituba e Utinga. Duas subestações serão reformadas, as de Pari e São Caetano, além da recente entrega da reforma da cabine seccionadora de Nothmann.
Para além das metas do corrente ano, a companhia ainda deverá realizar uma série de melhorias para os próximos três anos.
Em 2024 deverão ser entregues a cabine seccionadora de Rio Grande da Serra e a nova Subestação Memorial da América Latina, fruto do contrato de expansão do Expresso Aeroporto para a estação Barra Funda.
Para 2025 está prevista a entrega da nova subestação Santo André e para 2026 será finalizada a subestação Ribeirão Pires a a linha de transmissão e distribuição interna de 34,5kV.
Reforma e gasta o dinheiro público pra doar pra CCR que vai esculhambar as linhas e dizer que elas foram sucateadas pela CPTM…
A CCR paga outorga todos os anos, e é com esse dinheiro que a melhorias estão sendo financiadas. E outra, a CCR não esculhambou a L4 nem a L5, ficaram melhores.