A CPTM deve lançar o edital de obras de modernização e acesssibilidade das estações Santo André e Mauá ainda em 2023. Foi o que revelou o presidente da companhia, Pedro Moro, segundo o Diário do Grande ABC.
A declaração ocorreu durante o evento de entrega das obras de melhoria da estação São Caetano do Sul, na quinta-feira, 20. A companhia tem feito intervenções mais simples para tornar as estações da Linha 10-Turquesa mais funcionais e acessíveís em vez de grandes obras de reforma.
“A estação de Santo André tem um porte superior, como é São Caetano, então é uma obra um pouco maior para se atender. Será refeita em cima da própria estação, mantendo o aspecto do local, mas totalmente moderna”, disse Moro.
Vale lembrar que Santo André receberá no futuro a Linha 20-Rosa, em projeto, e terá de passar por obras de adaptação para se conectar à parada subterrânea planejada.
Outra mudança prevista, também em horizonte ainda não definido, é a concessão da Linha 10 juntamente com o TIC Eixo Sul, de trem regional até a Baixada Paulista.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Na ponta do ramal será refeita também a estação de Mauá e a construção de uma nova parada em Rio Grande da Serra. Nesse caso, o projeto está sendo bancado pela concessionária de carga MRS e ficará localizado próximo ao terminal de ônibus da cidade. Com isso será eliminada do trajeto uma passagem de nível, que só ficará no trecho onde passam os trens de carga.
A obra em São Caetano incluiu “melhorias nos pisos, iluminação, sonorização e pintura das quatro plataformas da estação, além da passarela metálica que liga todas as plataformas, que possuem quatro elevadores, sistemas de iluminação e sonorização. A CPTM também investiu em novos sanitários acessíveis, na pintura das escadas de acesso ao túnel com instalação de novos corrimãos, e na comunicação visual para pessoas com baixa ou nenhuma visibilidade“, segundo a CPTM.
Além de São Caetano, a CPTM entregou as obras de acessiblidade nas estações Utinga, Prefeito Saladino e Capuava.
Mais uns bons milhões gastos em reformas meia-boca.
A CCR agradece. Vai receber tudo novo, reformado e acessível. Só vai ganhar dinheiro…
São Caetano melhorou, mas faltou as escadas rolantes.
Agora, não faz mais sentido reformar estações com o dinheiro do contribuinte para depois entregar para a CCR. Ou talvez a estratégia seja essa mesmo, né?!
Lembro muito bem dos projetos de arquitetura das estações dessa linha. Divulgaram muito nas campanhas psdbistas. Tanto dinheiro gasto com projetos que foram para a lata do lixo.