A CPTM publicou no mês de novembro a licitação para prestação de serviços de engenharia para a revitalização do telhado da estação Brás da Linha 12-Safira. O local também atende as linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 13-Jade.
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O grande telhado da estação foi projetado durante as obras do projeto Integração Centro. Naquele período a estação foi remodelada e completamente modernizada. Atualmente o telhado, apesar de cumprir bem sua função, possui alguns problemas como infiltrações e falta de coberturas laterais.
A consequência são plataformas molhadas em dias de chuvas mais intensas. Para sanar estas questões a companhia realizará obras para melhoria do telhado.
O projeto de revitalização do telhado da estação Brás engloba a substituição das calhas e condutores, troca das chapas dos domos formadas por policarbonatos, fechamentos laterais, importantes para conter o efeito das fortes chuvas.
O telhado do CCO deverá ganhar cobertura metálica, além de impermeabilização. Para a segurança nas atividades de manutenção, será instalada uma linha de vida, que permite preservar a integridade dos funcionários em trabalhos em altura.
Nas regiões de desnível do telhado escadas deverão ser implantadas. Passadiços serão adotados para acesso às demais áreas do telhado. Deverá haver pintura das estruturas da cobertura. As portas corta-fogo existentes deverão ser substituídas.
Segundo o termo de referência, as atividades deverão ser realizadas no horário de vale em dois períodos: das 09h às 16h e das 22h às 06h
O prazo estipulado para a realização das melhorias será de 15 meses a partir da emissão da ordem de serviço pela CPTM. Não há orçamento estipulado para os serviços
Sem manutenção adequada, a CPTM vai ter que reformar o telhado nesse nível (de quase reconstrução).
Isso diz muito sobre a CPTM e sua “gestão” sobre os trilhos da RMSP. De que adianta o estado investir R$ 20 bilhões em obras de modernização em 25 anos se a CPTM não faz manutenção preventiva com frequência mínima e tudo precisa ser recuperado a cada 15 ou 20 anos?
Não é exclusividade da CPTM. Construímos e deixamos estragar para construir de novo. É cultural do nosso país e é política pública.
Além da cultura, outra razão que é o populismo. Com frequência vemos a utilização de material de construção da pior qualidade. Por quê? Para que precise ser refeito no menor tempo possível e sirva de palanque para eleições.