A CPTM anunciou nesta segunda-feira, 26, que retomará o Expresso Turístico, serviço realizado aos fins de semana para roteiros históricos.
A primeira viagem ocorrerá no dia 8 de agosto com destino à Paranapiacaba, na Serra do Mar, um dos destinos mais procurados pelos passageiros. Inicialmente, as partidas serão exclusivas para quem havia adquirido os bilhetes e não pode usufruir do serviço por conta da pandemia. O serviço estava suspenso há quase um ano e meio.
A CPTM prevê que as primeiras 13 viagens servirão para atender cerca de 1.350 pessoas que possuem passagens válidas, só então a empresa voltará a vender os bilhetes. Por enquanto, há partidas programadas para os dias 22 de agosto, 5 e 19 de setembro, além do dia 8.
Os trens utilizados nas viagens são oriundos da década de 60 e foram reformados. Por conta do Plano São Paulo, a ocupação máxima será de 103 passageiros, ou 60% da capacidade, de 174 assentos.
“Os passageiros que compraram as passagens, não viajaram e optaram por esperar serão recompensados agora. Todas as viagens respeitarão todos os protocolos de segurança para que a ida a Paranapiacaba seja uma experiência inesquecível e segura”, afirmou Pedro Moro, presidente da CPTM.
A CPTM entrará em contato com todos os passageiros com viagens pendentes, dentro da ordem cronológico da viagem inicialmente comprada. Caso não aceite a viagem nas datas propostas pela companhia, a passagem não perderá a validade e o passageiro, se quiser, ainda poderá pedir o reembolso. Não será necessário realizar nenhuma troca de passagens: o mesmo bilhete já adquirido deverá ser apresentado na data da nova viagem, explicou a empresa.
A companhia revelou ainda que fará duas viagens para Jundiaí neste ano a fim de atender as cerca de 150 pessoas que adquiriram os bilhetes anteriormente. A rota para Mogi das Cruzes, por sua vez, não tem passagens pendentes.
O embarque no Expresso Turístico ocorre às 8h30 na plataforma 4 da estação da Luz com retorno das cidades visitadas às 16h30.
RMEIR, você que é bem informado, sabe em que pé está a reforma dos dois carros Budd resgatados em Bauru e quando eles poderiam vir a entrar em testes até serem engatados aos outros dois do Expresso Turístico e aumentar a oferta de lugares?
Já conheci o Expresso Turístico para Jundiaí e é bem bacana e bem organizado. Poderiam colocar para São Roque também.
Para São Roque não dá, após Amador Bueno em Itapevi, a bitola é métrica, estreita e o Expresso Turístico só circula na bitola larga.