Nesta segunda-feira, 20, um incidente afetou as obras da Linha 6-Laranja na Zona Norte de São Paulo. Uma cratera de cerca de 10 metros de diâmetro se abriu nas proximidades da Estação Itaberaba.
A ocorrência geológica aconteceu na Avenida Ministro Petrônio Portela dentro da área do Condomínio Viverde. Imagens mostram que uma quadra poliesportiva foi parcialmente atingida, afundando o solo.
As causas do incidente ainda estão sendo apuradas. Recentemente a Tuneladora Norte, que estava localizada na Estação Itaberaba, partiu no sentido do VSE Felipe Mendes.
Segundo informações preliminares, a região do acidente foi isolada e o trânsito na avenida foi parcialmente interditado. Não houve feridos ou vítimas.
As obras da Linha 6-Laranja, sobretudo no sentido norte, têm enfrentado uma série de complicações devido à alta complexidade geológica do local. Apesar de parte do solo ter formação em granito, alguns trechos apresentam materiais diferentes.
Esses trechos são as chamadas falhas geológicas. Para o tatuzão que escava em rocha estas falhas são pontos de fragilidade onde, em casos extremos, pode haver movimentação de solo indesejada com repercussões na superfície.
A questão geológica da Linha 6-Laranja inclusive pode ser ponto de futuro reequilíbrio de contrato tendo em vista que tais ocorrências impactam o contrato de forma cada vez mais intensa.
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O site procurou a concessionária LinhaUni para o esclarecimento da situação, que respondeu com a seguinte nota:
“Na manhã de hoje, 20 de maio, a Av. Ministro Petronio Portela teve um pequeno trecho parcialmente interditado em seu sentido norte, por uma intercorrência no solo. O local já estava isolado como medida preventiva e a região já era monitorada devido a esta condição atípica do solo e sua interface com as escavações do túnel com a tuneladora Norte. As equipes técnicas do projeto e da Concessionária Linha Uni já se encontram no local e neste momento não há indicativo de riscos às edificações no entorno. A equipe da CET foi imediatamente acionada e a situação está controlada.”
kkkkk “cratera”… esssa mídia gosta de vender pânico
Buraco de 10 metros de diâmetro é o que, caro Reinaldo? Uma toca de raposa? Buraco que um cão abre para guardar seu osso?…rs
Não é a primeira vez que a obra da Linha 6 do metrô abre uma cratera em São Paulo. Em fevereiro de 2022, um desmoronamento interditou um trecho da Marginal Tietê na qual uma caixa d’água acabou sendo engolida.
Na época, embora já se soubesse da existência de uma gigantesca adutora pois era recente e constava nas plantas do subterrâneo, porém Paulo Galli, então secretário estadual dos Transportes Metropolitanos tentou minimizar incriminando a SABESP, dizendo que houve um vazamento na adutora de esgoto no local ao invés de falha humana na avaliação de riscos.
É fundamental que a construtora confirme diz que não há riscos para edificações que conforme fotos são muitas e enormes.
Porém chama a atenção “A questão geológica da Linha 6-Laranja inclusive pode alegar ser ponto de futuro reequilíbrio de contrato tendo em vista que tais ocorrências impactam financeiramente de forma cada vez mais intensa”, ou seja poderá entrar mais uma vez com pedido de indenização.
O projeto da L6 é mto mais antigo doq da adultora da sabesp, se existe alguém q poderia ter errado e ultrapassado os limites da sua área de atuação teria sido a sabesp afinal o vse já estava com poço escavado até sua profundidade máxima quando a adultora foi escavada, não tem desculpa
Não foi essa mesma área do condomínio que foi interditada há alguns meses, já prevendo que o solo cederia? Ainda bem que os estudos foram bem feitos e as medidas preventivas já foram tomadas com bastante antecedência.
Quando foi construída a linha 4 também se formou uma cratera.