A CRRC, maior fabricante ferroviária do mundo, poderá se instalar na cidade de Araraquara. O que antes era apenas um rumor, agora começa a ganhar contornos mais concretos.
A empresa chinesa realizou uma reunião com o prefeito de Araraquara, Dr. Lapena. Também participaram do encontro Greg Bagyong, diretor geral da CRRC Brasil, Lamarck Sobreira, diretor da TIC Trens, e Henrique Constantino, da Comporte Participações SA. Juntos, a CRRC e Comporte formaram a TIC Trens S.A, concessionária que assumirá a Linha 7-Rubi e implantará o Trem Intermetropolitano e o Trem Intercidades SP-Campinas.
A conversa teve como foco o alinhamento com a prefeitura para a possível instalação de uma unidade fabril na região. Para a CRRC a disponibilidade recursos energéticos, hídricos, além de bons serviços públicos são importantes.

Araraquara se destaca por possuir interligação por meio de rodovia e ferrovia, além da presença de um aeroporto na região.
“Estamos à disposição para fornecer mão de obra especializada para o mercado ferroviário do estado de São Paulo e gostaríamos de conhecer melhor Araraquara. Acreditamos que aqui podemos estabelecer parcerias estratégicas e contar com o apoio da cidade “, disse o diretor geral da CRRC Brasil.
O prefeito, por sua vez, vê potencial para ampliar os serviços logístico na cidade com a construção de uma alfândega no aeroporto, facilitando o transporte de mercadoria estratégicas

“Será uma honra recebê-los em nossa cidade. Temos projetos para a construção de uma alfândega em nosso aeroporto, além de uma excelente logística de transporte. Estamos de braços abertos para trazer mais empregabilidade e prosperidade para a região”, disse o prefeito.
Araraquara já foi local de grandes indústrias ferroviárias como a IESA e a Hyundai Rotem. A chegada da fabricante chinesa deve aquecer o mercado nacional tornando o fornecimento de trens cada vez mais competitivo.
Não há mercado, vão jogar dinheiro fora igual a Bombardier, CAF e Rotem.
A CRRC tem encomendas não somente do Brasil, utilizará a unidade para fabricar veículos para a América do Sul em geral.
É mais barato trazer pronto da China. E a CRRC já faz isso.
Essa é a hora do Governo injetar dinheiro nos incentivos para atrair toda a cadeia de produção de trens para a região. Também precisa banca a capacitação, pesquisa e inovação. Por que não uma ETEC e FATEC totalmente voltada para o modal ferroviário? Um SENAI também.
Quem sabe seja um impulso pro TIC ir até Araraquara também….
Na verdade os governos precisam iniciar mais novas linhas e geral mais pedido de compra de Trens, o restante o mercado se vira e resolve.
Ou seja, essas empresas devem depender apenas do estado fazer encomendas? Se for assim, vão falir.
Não há mercado para mais de uma fábrica de trens no Brasil.