CRRC sugere construir fábrica no Brasil para montar trens do TIC Campinas, diz jornal

Fabricante chinesa poderia baratear ainda mais o custo de produção, além de possibilitar vendas de trens para o Brasil e América Latina. Investimento na compra de trens está estimada em R$ 2,5 bilhões
Fabrica de trens de alta velocidade da CRRC (CRRC)
Fabrica de trens de alta velocidade da CRRC (CRRC)

A disputa pelo Trem Intercidades, marcada para o próximo dia 29, deverá elevar o nível dos investimentos para além da construção dos novos trechos de média velocidade entre São Paulo e Campinas.

Com vistas a enfrentar a principal operadora privada do Brasil, grupos chineses pretendem nacionalizar trens instalando uma nova fábrica.

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O Grupo Comporte, que hoje opera o Metrô de Belo Horizonte, se aliou às empresas chinesas CRCC e a CRRC. A construtora de trens CRRC estaria cogitando inclusive a construção de uma fábrica em São Paulo, segundo o jornal Valor Econômico.

A nacionalização dos trens, aliado à expertise de uma das maiores fabricantes de trens de média e alta velocidade do mundo, poderia baratear o custo das composições.  Atualmente o custo do trens está estimado em R$ 2,5 bilhões.

Ao mesmo tempo, a presença em território nacional poderia ser estratégica para que a empresa possa vender trens para o Brasil e América Latina a preços competitivos.

O novo Série 2500 da CPTM (CRRC)

O principal concorrente dos chineses devrá ser o consórcio formado pelo Grupo CCR e a Alstom, que já fabrica trens no Brasil. Na última licitação de trens da CPTM, a fabricante chinesa ofereceu valores mais vantajosos que a CAF e Hyundai.

A despeito do valor, a qualidade do trem é notadamente melhor em termos tecnológicos, quanto em confiabilidade, sendo atualmente o trem mais moderno da frota de trens metropolitanos

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  1. Não há mercado para mais que uma “fábrica” de trens no Brasil. Hoje a fábrica mais bem sucedida do Brasil é a Alstom. Se os chineses tentarem abrir uma fábrica aqui, será a pá de cal para a indústria ferrovia nacional, principalmente para os fornecedores intermediários e menores.

  2. Enquanto no edital original, se cogitou a concessionária deveria comprar 15 novos trens para o serviço expresso. As composições deveriam ser preferencialmente TUEs (Trem-unidade elétrico), que são composições tecnicamente semelhantes aos trens metropolitanos, com formação de 12 carros em piso único (1100 passageiros) ou seis carros com dois andares (860 passageiros).a gestão atual substituiu pelos modelos do tipo Push-Pull, que são formados por locomotivas que tracionam carros sem motorização, retirando do item de investimentos contingentes, que são passíveis de serem incluídos no contrato, as extensões do TIC até Americana e o Aeroporto de Viracopos, os gestores para facilitar e priorizar a concessão dos TIC até Campinas em detrimento dos Trens Metropolitanos, se coloca carros tracionados por locomotivas Diesel ou semelhantes, e se anuncia pela concessionária estudos dos primeiros trens a hidrogênio no Brasil, omitindo que quem irá bancar isto é o Estado!
    Trata-se de mais uma sugestão inútil! Enquanto até veículos automotivos a utilização permanente da eletricidade, sendo que no passado as próprias composições Budd em aço inox já eram em 3kVcc, próprias para viagens longas desta os gestores optam por utilizar locomotivas de forma permanente em um retrocesso comprovado!

  3. O maior obstáculo para implantar TIC Trens Intercidades de passageiros pendulares regionais em São Paulo é a implantação deles em linhas adequadas sem interferências com cargueiros e Trens Metropolitanos que possuem altas demandas e beneficiam usuários diários múltiplas vezes maior, e não a fabricação de trens!
    Da mesma forma considero uma insensatez além de ser antieconômica e desnecessária com a criação de grandes transtornos operacionais a implantação nestas novas linhas de tensão de catenária divergente da atual com 25kVca em vez da existente 3kVcc e bitola de 1,43 m em vez 1,6m do TIC, conforme projeto antigo uma vez que existem farto material ferroviário em bom estado nestas especificações!
    Para isto deveria se utilizar-se da maior parte do canteiro central das rodovias sem a utilização de túneis e interferências, assim para Campinas se utilizaria a Bandeirantes, São José dos Campos a Trabalhadores, Sorocaba a Castelo Branco e Santos a Imigrantes.

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