A fabricante chinesa de trens CRRC, considerada a líder mundial no setor, esteve presente na NT EXPO 2025. A empresa apresentou um vasto portfólio durante o evento.
A companhia chinesa de material rodante deverá abrir uma nova fábrica no Brasil para atender aos pedidos do Metrô de São Paulo e TIC Trens.
Trens urbanos
No segmento de trens urbanos e metrôs a empresa apresentou modelos variados em termos de tração e tecnologia.
A CRRC oferece modelos de trem com tração diesel-elétrica e também modelos elétricos. As versões variam de composições com cabine até as 100% automáticas que dispensam a presença de um condutor.

Intercidades
Os modelos de trens intercidades são um ramo potencial da empresa. No Brasil, este segmento de serviço está em fase de estruturação.
Foi apresentado na mostra o modelo CINOVA H2, um trem regional com velocidade de 160 km/h movido a hidrogênio. O CINOVA também possuí versões tradicionais para vias eletrificadas.

O Fuxing por sua vez é um produto voltado para os serviços de alta velocidade. O segmento ainda não existe no Brasil, mas poderá ser implantado futuramente entre Rio e São Paulo pela TAV Brasil. O modelo atinge velocidades de até 350 km/h.

Vagões e locomotivas
A empresa também apresentou modelos de locomotivas e vagões para as ferrovias de carga.
Os modelos de vagões seguem os padrões mundiais especificados para o transporte dos mais variados materiais como minérios e grãos.
A empresa oferece locomotivas diesel tradicionais e também veículos com uso de novas energias, uma demanda importante para o serviço de carga.
DRT
Outro veículo que a empresa apresentou é o DRT (Digital Rail Transit). A ideia surgiu da adoção de um VLT que dispense o uso de trilhos ferroviários.
O veículo, que circula com pneus de borracha, segue marcações magnéticas no chão que guiam o caminho do trem. A solução é nova e tem potencial de ser implantada em centros urbanos com média capacidade.

Fábrica no Brasil
A maior presença da CRRC na NT Expo é reflexo direto da chegada ao Brasil da fabricante chinesa. Com potencial de abrir uma nova fábrica em Araraquara, a CRRC tem potencial de atender não só o mercado nacional como também o latino-americano.