Demissões em massa? CPTM pretende desligar até 72% de seus funcionários a partir de novembro

Programa de Demissão Incentivada visa o desligamento voluntário de funcionários por meio de benefícios. Programa de adesão começará nesta terça-feira, 15
Demissão em massa poderá ocorrer na CPTM (CPTM)
Demissão em massa poderá ocorrer na CPTM (CPTM)

Com o avanço do processo de desestatização da CPTM, a companhia prepara um ambicioso e largo processo de desligamento de seus funcionários. O chamado PDI (Programa de Desligamento Incentivado) visa cumprir essa missão.

Uma apresentação do governo publicada neste mês joga luz no processo, que pretende desligar mais de 4.200 funcionários, ou cerca de 72% de seu quadro. Segundo o documento, a adesão ao programa terá início nesta terça-feira, 15.

Como já adiantado pelo site em maio, após a divulgação de uma reunião entre o ex-presidente da CPTM, Pedro Moro, e os funcionários, a companhia deverá realizar incentivos escalonados para a demissão de funcionários.

A proposta apresentada tem como base o escalonamento de salários recebidos por funcionários. Será mais elevado para aqueles com menor tempo de casa e atingirá o teto de até 10 salários para os veteranos com mais de 31 anos de serviços prestados.

Escalonamento no PDI (CPTM)
Escalonamento no PDI (CPTM)

Um cronograma preliminar foi aberto, estando disponível em quatro fases. A primeira visa atender aos funcionários da operação responsáveis por estações e tração (maquinistas).

A segunda fase atinge a manutenção, a terceira cargos de nível técnico e superior de operação e manutenção., enquanto a última etapa contempla funcionários administrativos.

Datas para inscrição no PDI (CPTM)
Datas para inscrição no PDI (CPTM)

O escalonamento tem alvo: Funcionários vitais para a execução de serviços aos passageiros. Estes deverão ser substituídos pelos novos funcionários das futuras concessionárias, como é o caso da TIC Trens.

Em apresentação a que o site teve acesso, a CPTM pretende investir até R$ 386 milhões para se desfazer de 4,2 mil funcionários. Este número está, possivelmente, atrelado a força de trabalho das linhas 7-Rubi, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade. Atualmente a companhia conta com 5,8 mil trabalhadores.

Demissões prováveis no PDI (CPTM)
Demissões prováveis no PDI (CPTM)

As informações estão em congruência com o apontado pelo relatório socioambiental do programa de mobilidade do estado que aponta demissões em massa com as concessões, mesmo que elas sejam incentivadas mediante benefícios.

Funcionários em serviço da CPTM (CPTM)
Funcionários em serviço da CPTM (CPTM)

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Para a CPTM, rumando para a extinção, este seria o caminho menos traumático para lidar com seus funcionários. Resta saber se, na prática, haverá vantagem para os trabalhadores no médio e longo prazo.

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  1. É uma mão de obra que irá se perder pois os salários e benefícios das concessionárias são infinitamente menores. Apenas o alto escalão deve continuar, sendo remanejado para a Artesp que será a “fiscalizadora” desses contratos de privatização.

  2. Se alguém tivesse a curiosidade de pesquisar antes de votar no candidato T-171 foi ao “caça aos votos” já que foi num evento que nunca participou junto com Ricardo Nunes e Caiado em 30/5/24 na “Marcha para Jesus”, iria facilmente constatar que já havia boicotado São Paulo de forma descarada no período que foi Ministro dos Transportes por quatro anos, lembrando que São Paulo possui ~31,2% da arrecadação nacional porém por conta do confronto com Dória no caso das vacinas e a mando do Mito forjou um atestado de residência em SJC e nem sabia seu local de votação, além de colocar em o último (27º) em investimentos e nem finalizou os dois Viadutos inacabados na Rio Santos em São Sebastião sendo uma reedição do PSDB maquiado com muitas promessas inexequíveis e poucas realizações inclusive com o esquecimento da revitalização e expansão das ferrovias paulistas de cargas com a construção com fechamento do Ferroanel prometidas em campanha e além do fato de não constar dos múltiplos mapas de projetos em papel não tem significado algum, infelizmente é um debate inócuo sobre obras inexequíveis sendo um forma sorrateira de desviar os verdadeiros focos das intenções mesquinhas, um exemplo está sendo esta Segregação Sudeste que foi colocada malandramente em execução comprovadamente prejudicando a CPTM na região, que não havia aparecido em projeto divulgado algum, enquanto os cinco que constavam, Metrô de superfície na Linha 10, Linhas 14, 18 e 20 TIC para Santos foram postergados, isto vem sendo a prática adotada sistematicamente ludibriados nos últimos 30 anos passados é só acompanhar os históricos, não entendo como ainda tem alguns desinformados que acreditam nestes trapaceiros em total perda de tempo e já falou que vai manter o projeto do BRT para substituir a Linha 18-Bronze, mesmo em seu estado de origem que possui o número maior que São Paulo.

    E a última deste farsante, foi a intenção de se desativar a Estação Júlio Prestes e criar a Bom Retiro, além da mudança da sede do Palácio dos Bandeirantes para o dos Campos Elísios na região da “Cracolândia”, que segundo ele é para facilitar nas comunicações e economizar nos deslocamentos, pois veio aqui só para entregar tudo do nosso patrimônio, haja vista estar dando desconto de ~90% em terras invadidas do Estado pelos ricos fazendeiros na região do Pontal do Paranapanema.

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