Nesta sexta-feira (26) a ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, teria efetivado a devolução do primeiro trem da Série 8500 (H568) para a CPTM com quase oito meses de atraso.
A composição em questão foi vista em vias da CPTM após ser revisada e receber a caracterização da companhia de trens do estado.
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As composições da Série 8500 foram cedidas para a concessionária em caráter temporário até que a empresa efetivasse a aquisição de sua nova frota de 36 trens. Os trens fabricadas pela Alstom sofreram atrasos por questões de cadeia de suprimentos.
Originalmente, os dois primeiros trens da CPTM deveriam ter retornado 23 meses após a assinatura do contrato (30/06/2021), sendo a data limite o dia 30 de maio de 2023.
Porém, a devolução ocorreu depois de 30 meses da assinatura do contrato, ou seja, uma diferença efetiva de 7 meses e 27 dias do prazo original.
A devolução dos trens é importante para a CPTM, que poderá reforçar sua frota, oferecendo maior nível de conforto aos passageiros das demais linhas.
A aquisição de trens por parte da ViaMobilidade é uma dos investimentos mais pujantes de toda a concessão. As novas composições vem com a promessa de aumentar o conforto e confiabilidade das viagens nas linhas concedidas. Atualmente um terço da frota foi entregue.
Cabe lembrar que a concessionária deverá devolver, além dos trens da Série 8500, todas as composições da Série 7500 e algumas da Série 7000 para a CPTM. Portanto, ainda há muito o que ser feito para efetivar a entrega dos trens para a estatal. Em nota enviada ao site, a ViaMobilidade se posicionou sobre a devolução do trem.
“Com o avanço gradativo do recebimento dos 36 novos trens
adquiridos da Alstom, que fazem parte do investimento de R$ 4
bilhões em melhorias nos três primeiros anos de concessão das
Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, a ViaMobilidade iniciou o processo
de devolução das composições ao poder concedente. Hoje, o primeiro
(H568) foi devolvido à CPTM.
Conforme previsto em contrato, a concessionária mantém o
compromisso de realizar a revisão e a vistoria de todos os trens
que serão devolvidos ao poder concedente.
Para manter o serviço de transporte, de forma a não trazer
impactos aos passageiros, a frota será devolvida gradativamente até
o recebimento integral das novas composições, considerando a
demanda operacional.”
E temos alguma previsão de onde eles vão rodar? Saudades dos 8500 na Linha 11 Coral.
Atualmente a composição foi transferida para a Zona Leste e se encontra no Pátio Engenheiro São Paulo
Há possibilidade de que ela opere pela Linha 12-Safira, mas sem necessariamente ser exclusivo desta.
Provavelmente todos os trens da série 8500 irão para a linha 10 Turquesa em substituição aos 9500 que serão exclusivos da linha 7 Rubi. A linha 12 deverá receber os 7000 e 7500 que se juntarão aos 9000, 2070 e 2000 que deve ser a próxima série a sair de circulação.
A Via Calamidade pagará multa?
Não, pois ela jogou a culpa na Alstom.
o estado não é mãe, é uma bisavó de tão benefício que é para a CCR