Desapropriações da Linha 2-Verde em Guarulhos são publicadas pelo governo

Terrenos necessários para implantar as estações Ponte Grande e Dutra tiveram o decreto de utilidade pública declarados nesta quinta-feira, 3
Projeção da plataforma da estação Dutra, da Linha 2-Verde (Tetra)

O Metrô de São Paulo finalmente deu início prático ao projeto de levar a Linha 2-Verde até o município de Guarulhos. Nesta sexta-feira, 4, o governo do estado publicou no Diário Oficial o decreto de utilidade pública dos terrenos necessários para implantar as estações Ponte Grande e Dutra.

As desapropriações somam 19 lotes com 81.674 m² e se localizam entre a divisa com a capital, próximo onde será implantado o Pátio Paulo Freire, e os bairros de Vila São Pedro, Vila Clotilde, Vila Hermínia e o Shopping Internacional, que fica às margens da Via Dutra.

A previsão de que as áreas em Guarulhos seriam desapropriadas foi antecipada pelo site em outubro. Com isso, o Metrô passará a contar com os terrenos necessários para concluir a expansão da Linha 2-Verde, que ao todo terá 13 novas estações. Dessas, oito estão em construção atualmente – Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha. Eles estão prometidas para 2026 em duas etapas de inauguração.

Já o trecho com cinco estações que levará de fato a Linha 2 até Guarulhos inclui Penha de França, Tiquatira, Paulo Freire, Ponte Grande e Dutra, além do pátio de manutenção. As obras para construção das estações já possuem contratos assinados, porém, o Metrô suspendeu sua validade até 2023 por conta da falta de recursos financeiros.

Região onde o Metrô realizará as desapropriações para implantar as estações Dutra e Ponte Grande

A expectativa agora é que o futuro governador Tarcísio Freitas (Republicanos) possa liberar a execução desses contratos, mesmo que isso ocorra em fases. Isso porque os terrenos de estações como Penha de França e Tiquatira estão parcialmente liberados enquanto os demais ainda deverão passar por um processo de discussão de valores de indenização.

Em documentos internos, no entanto, técnicos do Metrô já manifestaram preocupação em levar a Linha 2-Verde até Guarulhos sem que a Linha 19-Celeste esteja pronta. O novo ramal ainda se encontra na fase de projeto básico e levantamentos topográficos e ambientais, ou seja, ainda deve levar algum tempo até que o governo decida como viabilizar sua implantação.

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14 comments
  1. Ah já deu com isso de que para uma linha ser expandida, precisa ter a outra completa ,eu emm,se formos esperar a Conclusão da L19-CELESTE e da L16-VIOLETA para as L15-PRATA e L2-VERDE serem expandidas ,vai demorar no mínimo uma década para terminar as linhas atuais oxi .

    Se tivesse realmente interessado em não sobrecarregar a L2-VERDE no sentido Guarulhos, já teriam andado bem mais rápido com o projeto da L14-ONIX que pelo traçado doido dela concerteza será monotrilho ,essa gestão parece que cansou de expandir a malha depois da derrota do PSDB ,eu emm

    1. A L14 n tem potencial de desafogar a L2 logo não tem o menor sentido sua afirmação.
      A L2 chegando em Dutra sem a L19 teriam um carregamento superior a 2 milhões de passageiros por dia num movimento pendular, seria o mesmo que o caos da L3 com mais 500mil passageiros no meio, é impossível e receita do desastre levar essa obra pra lá agora, por isso a L19 complementa a ligação com a capital no mesmo eixo e direção da L2.

      1. As pessoas deixam de utilizar a Linha 3 Vermelha por ele ser cheia? NÃO. Pelo contrário. A maioria ainda usa porque sabe que vai chegar em seu destino de forma rápida e eficiente. O mesmo pode e DEVE ocorrer na Linha 2.

  2. Eu acho isso de “priorizar” linha x ou y uma bizarrice.

    É claro que a Linha 2 Verde vai ficar sobrecarregada enquanto a 19 não ficar pronta. Assim como a 19 vai ficar sobrecarregada enquanto a 2 não ficar pronta. Pra isso que serve uma REDE.

    Agora, se a Linha 2 Verde tem muito menos “caminho” pra percorrer que a Linha 19, tem de ser executada. Vão deixar Guarulhos sem metrô só porque vai ser cheio? E o trânsito caótico? E a poluição?

    1. Olá, Lucas.
      Sua visão levará ao caos, tendo uma visão clara do que será proposto gera economia de tempo e recursos financeiros. Essa administração atual João Doria Jr./Rodrigo Garcia (PSDB/SP) fez básico e bem feito, pego as obras pendentes e retomado uma por uma dentro da sua realidade financeira do que você tem, explicando aos usuários o seu trabalho e quando for indagado saberá responder aos usuários ou elas mesmo terão ciência do planejamento proposto sem promessas fora da realidade.
      Já imaginou você ter centenas de projetos e concluir poucos, gera frustação e desânimo ne!

  3. Nós de Guarulhos precisamos muito de metrô ou monotrilho, pq prá ir centro SP é a viagem demorada, cara e quente pq NGM aguenta o calorão nos ônibus EMTU de Guarulhos.

  4. A Perimetral Linha 2-Verde continua a ser a mais importante de todas as expansões do Metrô, pois fecha e interliga o Grande Anel Metrô Ferroviário Metropolitano de São Paulo. Fazendo a leitura dos gráficos de embarques pelos dados oficiais do *Metrô CPTM de 2019 ficam explícitos e claro que com 224.340.000 contra 428.107.000 da Linha 1-Azul e 424.867.00 da Linha 3-Vermelha, ela está com demanda comprovadamente ~90% menor do que das Linha-1 e 3, lembrando que a Linha 2-Verde possui uma capacidade maior, sendo iguais as Linhas 1 e 3, cujas carruagens possuem ~3,1m, semelhantes ás maiores da CPTM, e superiores em ~20% as Linhas 4 e 5 que possuem ~2,8m.
    Porém é fundamental as atuais terminações indevidas das Linhas 5-Lilás na Chácara Klabin, e 15-Prata na Vila Prudente (já em andamento sua transferência), tenham no seu planejamento de agrupar na Estação do Ipiranga da CPTM diretamente da Linha Integradora 710-Rubi/Turquesa. O avanço e continuação das obras da extensão até Penha para 2027, com oito novas estações, desta forma é imperativo e justificada a extensão planejada terminação da Linha 2-Verde em Guarulhos ainda nesta década, por conta de uma alegação de suposta sobrelotação que não comprovadamente não existirá, pois com a extensão Linha 13–Jade da CPTM e a construção de quatro estações iria aumentar a baixa demanda desta linha de alta capacidade ela deveria se estender para até Bonsucesso, mas ao invés disto a querem levar para Barra Funda sem reformar e ampliar as estações e linhas nos trechos existentes, não necessitando aguardar a chegada da Linha 19-Celeste para o final da década de trinta, lembrando que linhas novas levam no mínimo quinze anos para serem finalizadas, caso isto ocorra, o Alto Tietê e este importante município do Brasil continuará ficando só nas cinco múltiplas intenções no papel, sem nenhuma linha do Metrô e CPTM nesta década!
    Vale lembrar que decisões técnicas não são uma constante no planejamento da expansão metrô-ferroviária em São Paulo, mas desta vez as decisões com relação principalmente em relação a Linha 2-Verde de se alterar zoneamento (ZEU), assim como a diretriz do Plano Diretor Estratégico (PDE) são sensatas e corretas.
    Inúmeras vezes, governadores e seus secretários impuseram sua vontade política, mesmo contrariando argumentos baseados em estudos fundamentados.

  5. Continuo pedindo para Guarulhos uma Cidade de grande população não tem metrô…até condução aqui é contra mão e demora até uma hora para passar.

    1. As justificativas dos planejadores do Metrô CPTM, para o cancelamento da chegada da Linha 2-Verde até Guarulhos por volta de 2029 alegando uma sobrelotação não possuem fundamento técnico algum, pois tem por base a análise equivocada que foi colocada na qual se está fazendo desta indevidamente de terminais das Linhas 5-Lilás, 15-Prata e indiretamente da Linha Integradora 710-Rubi/Turquesa recentemente reunificada, com a construção da nova Estação Integradora no Ipiranga e com a sua reunificação das Linhas 5-Lilás, 15-Prata, com estas providencias não se justificava este cancelamento.
      Além do mais não estão levando em conta que expandindo a ociosa Linha 13-Jade até o Alto Tietê e Guarulhos além de ser de forma mais rápida, ágil e econômica se resolvera dois problemas simultaneamente, postergando as Linhas 14-Oníx e Linha 19-Celeste que comprovadamente só serão exequíveis sua implantação após o final da década de trinta!
      Não se resolve problemas de sobrelotação e carregamento predominantemente pendular em linhas sobrecarregadas da CPTM como a 12-Safira e 11-Coral com 7,1 passageiros /m² e características Axiais com “enterramento”, cuja tendência seria manter ou aumentar a demanda, e sim com a construção de linhas de características Periféricas Integradas como são os casos da Linha-2 Verde e o projeto da Linha 14-Ônix que atingem o Alto Tiete, Zona Leste e Guarulhos de característica Perimetral na periferia expandida da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos CPTM, ambas interceptadas na Linha Integradora-710 em Tamanduateí e nas Estações ABC (Pirelli) da futura Linha 20-Rosa respectivamente, pois possui uma linha central ociosa entre Capuava e Luz subutilizada que deveria ser melhor aproveitada com custo menor e muito mais ágil de ser executada.

      Inúmeras vezes, governadores e seus secretários impuseram sua vontade política, mesmo contrariando argumentos baseados em estudos fundamentados.

      Com todo respeito dizer que a mobilidade e demanda de passageiros na Zona Leste na região do Alto Tietê e Guarulhos evoluiu não me parece razoável, os planejadores já tinham sidos alertados em inúmeros sites que suas avaliações em relação a Linha 15-Prata estavam subdimensionadas, uma vez que se encontram represadas a décadas, e só nesta área existem no mínimo cinco intenções não concluídas que são; Extensões das Linhas 2-Verde,13-Jade e 15-Prata, e as novas Linhas 14-Onix, 16-Violeta e 19-Celeste.

  6. Todos as opiniões são válidas, muito importantes pra uma análise, sobre as desapropriações queria entender melhor, msm que seja pra um bem maior é triste uma família sair da sua casa,será que pagam o que realmente vale para as pessoas poder se deslocar com dignidade. Essa malha vai passar na região que moro, onde dediquei todos os esforços da minha vida para dar um conforto para minha família e estou confuso.

    1. Milton, dê uma olhada no seu IPTU. O metrô paga o que está no valor venal. Também há um valor de indenização.
      O documento do EIA-RIMA (Estudo de Impactos Ambientais), que já foi publicado pelo metrô traz a localização exata dos terrenos a serem desapropriados. Confira lá se seu imóvel está na área de obras.
      Te desejo sucesso!

    2. Tem que ver onde serão principalmente as estações, porque são onde haverão mais desapropriações. A estação Dutra será a sul do Shopping Internacional, se forem seguir o projeto da linha 19 que saiu a quadra mais afetada é aquela que começa no posto da avenida Guarulhos (antigo Boxter) indo em sentido a Dutra (onde tem várias mecânicas e lojas de produtos de carros). Já estação Ponte Grande vai ficar em algum ponto da avenida Guarulhos, mas nunca mostraram com exatidão em que ponto, mas acredito que fique em alguma região próxima onde fica Mundo do Açaí e o Comodoro.

  7. ter uma linha circular como em Londres é super importante para São Paulo e, no momento, a linha verde é a que melhor se qualifica para este papel de linha circular ! Es ta linha deveria ter prioridade ZERO no novo governo, não somente a expansao do trecho até o municipio de guarulhos mas tambem o outro lado da Vila Madalena até a Vila Leopoldina, extensão que também esta mais de 10 anos atrasada ! tem sentido sim priorizar linhas pelo papel que elas podem desempenhar para a cidade de São Paulo e para toda o transporte Metropolitano !

  8. Quando o arco norte estiver pronto, complementará a linha verde e São Paulo contará entao com uma verdadeira malha circular na cidade.

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