Diretor da ViaMobilidade promete melhorias para as linhas 8 e 9 ainda em 2024

Em entrevista à revista, André Costa prevê Wi-Fi e previsão de tempo de espera nas estações, mas disse que redução do intervalo não é prioridade
Trem fornecido pela Alstom à ViaMobilidade
Trem fornecido pela Alstom à ViaMobilidade (Jean Carlos)

Perto de completar três anos à frente das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda em 27 de janeiro do ano que vem, a ViaMobilidade ainda é alvo de críticas diárias de usuários e continua a provocar pânico em algumas ocasiões, como no recente curto-circuito em um trem novo da Série 8900.

Mas para o diretor da concessionária, André Costa, o pior já teria passado. O executivo, que trabalha no Grupo CCR há 20 anos, concedeu entrevista para a revista Exame, onde prometeu novidades nos ramais ainda em novembro.

Costa culpou a “herança” recebida da CPTM que, segundo a revista, estaria “sucateada”, o que seria a razão das inúmeras falhas e acidentes registrados nesse período.

O executivo, no entanto, não explicou por que as linhas 8 e 9 operavam com um número de problemas bem menor na época da estatal.

André Costa, à esquerda: "pior já passou"
André Costa, à esquerda: “pior já passou” (Redes sociais)

Reduzir intervalo não é “objetivo principal”

Segundo ele, mais de R$ 3,5 bilhões foram investidos nos dois ramais e que isso se refletiu numa queda de 60% nas falhas na rede aérea.

Em outro trecho, o diretor da ViaMobilidade afirma que a empresa introduziu o loop entre as estações Mendes-Vila Natal e Pinheiros, que reduziram o intervalo de 7 para 4,5 minutos em horário de pico.

Novamente não há referência ao fato que a CPTM já praticava essa estratégia há muito tempo, só interrompida em virtude da pandemia.

Incêndio atingiu trem da ViaMobilidade na noite da segunda-feira (redes sociais)
Incêndio atingiu novo trem da ViaMobilidade em outubro (redes sociais)

Confrontado sobre uma possível redução do intervalo entre os trens para 3 minutos, André Costa afirmou que esse “não é objetivo principal“, e sim “oferecer confiabilidade e rapidez ao passageiro“.

O governo, no entanto, pretende padronizar o sistema de sinalização com o padrão ETCS em todas as linhas de trens metropolitanos e com isso viabilizar a redução do headway.

Wi-Fi nas estações e painel com previsão de espera

Ao menos três novidades estão sendo esperadas até o final do ano, afirmou Costa. A primeira delas é a chegada do 36º e último trem da Série 8900, fabricado pela Alstom, que deve o ocorrer neste mês.

Embora não tenha comentado na entrevista, a nova composição deve entrar em serviço no início de 2025 e com isso a concessionária poderá devolver os trens emprestados da CPTM nas semanas seguintes.

Trens partirão alternadamente da estação Mendes-Vila Natal para Osasco e Pinheiros (Jean Carlos)
Loop entre as estações Mendes-Vila Natal e Pinheiros (Jean Carlos)

Até dezembro são esperados os paineis com informação em tempo real sobre o tempo de espera pelos trens a implantação de Wi-Fi gratuito nas estações em parceria com a empresa Linktel.

Por fim, André Costa citou a melhora geral nos indicadores operacionais, que estão na faixa de 86% a 87%. Desde o início da operação, no entanto, a concessionária não atingiu os valores mínimos exigidos pelo contrato.

Mais preocupante ainda é a percepção dos seus usuários, que continuam a reprovar o serviço, sinal que há uma certa distância entre o discurso e a prática.

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10 comments
  1. 3anos …..
    já não era tempo de ter resolvido os problemas?
    É questionável as alegações do diretor…
    E quanto a dizer que o intervalo não é importante
    meu deus , que mundo você vive?

  2. todo mundo sempre soube..que toda essa balburdia de fato era a herança nao reparada antes da cptm

    mas tem gente que vai bater o pezinho e dizer que a via é uma caca..

    ela pegou algo ruim,,esta investindo..esta consertando..e vai gradativamente trazer melhoras

    todas a proviatizacao e assim

    nocomeço a telefonia nao melhorou do nada..mas passado o primeiro ano..começaram as transformacoes

    so acordem, senhoras e senhores

    inciaitvia privada nao usa seu dinheiro..tem de ter lucro, vai reinvestir parte do lucro, e vai trazer melhorias.
    Temos as melhores rodivias graças a inciaitiva privada recebendo concessao.
    algunas parques ja estao sendo reformados pois estao sendo concedidos

    Geram empregos, trazem melhorias…e fazem a economia andar

    1. lendo seu comentário, eu imagino as linhas da viamobilidade num paraíso igual aqueles folhetos de testemunha de Jeová …

      só que não.

      a realidade é desemprego, baixíssimos salários, muito recurso do estado através de reequilíbrio econômico financeiro, sucateamento e prestação de serviço precário.

      a telefonia brasileira é a campeã de reclamação no Procon.

      as estradas paulistas tem os pedágios mais caros do Brasil. retorno sobre investimento de mais de 50% para as concessionárias. e se a questão é a qualidade, entre as 10 melhores rodovias do país, 3 estão sob gestão do DER-SP.

      não adianta tentar defender, privatização só serve para encher o bolso de acionistas e empresários. se vc não é nenhum deles, vc é nada mais é como uma árvore que torce pelo desmatamento

    2. Já ouvi falar sobre os “maravilhosos” resultados das privatizações, que lucrativamente “resolvem gargalos e alavancam o progresso sem usar um só centavo de dinheiro publico” em um país também chamado “Brasil”.
      Ainda que esse país maravilhoso tenha o mesmo nome que a nossa surrada Nação, ninguém jamais conseguiu dizer aonde é que ele fica… Vai que é por medo de que nós migremos em massa pra lá.

  3. Ah, esse aí aprendeu direitinho com os governadores: muita promessa e pouca prática! Culpou a CPTM por sucateamento, mas não explicou porque as falhas aumentaram.

    Como que a prioridade é a rapidez e confiabilidade, se isso esbarra justamente no tempo de espera entre os trens?

    Nunca vai me descer essas privatizações que só beneficiam o empresariado.

  4. ou seja, vai continuar de mau a pior

    não fala sobre os baixissimos salarios, alta rotatividade e baixa capacitação de seus colaboradores

    não fala que economia na manutenção é um mote dentro da companhia.

    não fala que os trens rodam com janela aberta por falha de ar condicionado.

    pantógrafo sem canoa, tampa aberta, porta entre carros que não fecha, sujeira excessiva …. isso é só o visivel. imagina o q não se vê.

    os trens funcionam com o mínimo para poder rodar. e olhe lá.

    há trens completamente depenados que nem o truque tem mais. se fosse na CPTM diriam que é porque é estatal, mas numa empresa privada, porque isso acontece?

    seria bom se algum veiculo de imprensa fizesse uma reportagem sobre todos esses descasos da VM

    Responder moderated
  5. Faltou só perguntar ao diretor da VM porque eles colocam 28 trens novos só em uma linha (9 esmeralda) e somente 1 na outra linha (8 diamante) que roda com 98% de trens velhos e sucateados que nem o ar condicionado funciona direito.

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