Discussões sobre a Linha 16-Violeta do Metrô foram iniciadas, diz Tarcísio

Ramal deverá ligar a região do Jardim Paulistano com parte da Zona Leste, mas licitação de projeto está parada há quase um ano
A Linha 16 deve utilizar um megatatuzão capaz de abrir túneis que abrigarão as estações do ramal
A Linha 16 deve utilizar um megatatuzão capaz de abrir túneis que abrigarão as estações do ramal

“Esquecida” há quase um ano, a Linha 16-Violeta do Metrô voltou a ser citada pelo governo do estado. Em visita às obras da Linha 6-Laranja nesta terça-feira, 23, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que o ramal está sendo “discutido”.

Já iniciamos a discussão da futura Linha-16 que vai atender a Zona Leste“, disse ele, sem esclarecer quais são os planos da sua gestão.

A Linha 16 passou a fazer parte dos planos do Metrô no final da década passada e foi revelada em primeira mão pelo MetrôCPTM em 2018.

Ela surgiu como uma alternativa para a extensão leste da Linha 6-Laranja que, à época passava por problemas com a concessionária Move São Paulo.

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Estações previstas na Linha 16-Violeta
Estações previstas na Linha 16-Violeta (CMSP)

O Metrô se debruçou no projeto e o utilizou para avaliar novas tecnologias e estratégias para tornar sua construção mais barata e eficiente.

Entre as inovações estão vias com até 5% de inclinação, uso de elevadores de grande porte e, sobretudo, a escavação dos túneis com uma tuneladora de grandes dimensões.

Com essa técnica, vista no Metrô de Barcelona, na Espanha, seria possível não apenas construir os túneis mas também o nível de plataformas de algumas estações.

Traçado novo da Linha 16-Violeta em 2023 (CMSP)
Traçado novo da Linha 16-Violeta em 2023 (CMSP)

Licitação parada

Em 2022, a companhia lançou o edital de licitação do anteprojeto de arquitetura e engenharia, o projeto básico e o estudo ambiental.

Em maio do ano passado, o Metrô divulgou a classificação da concorrência, mas desde então não houve mais notícias sobre o certame.

A gestão de Tarcísio tem acelerado os projetos das linhas 19-Celeste e 20-Rosa, que poderão ser concedidas em conjunto com linhas antigas do Metrô.

Trajeto alterado recentemente

Em sua concepção atual, a Linha 6-Violeta terá um trajeto de 32 km, 23 estações e capacidade para transportar 833 mil passageiros diariamente.

Projeção preliminar da estação Oscar Freire, da Linha 16-Violeta
Projeção preliminar da estação Oscar Freire, da Linha 16-Violeta (CMSP)

O percurso vai da estação Oscar Freire, passando pelo Jardim Paulistano até chegar à Estação Paraíso. De lá, o ramal cortará o bairro da Aclimação e Ipiranga, chegando à futura estação São Carlos.

Dali em diante a Linha 16 segue pela Zona Leste entre as linhas 3-Vermelha e 15-Prata até chegar à Cidade Tiradentes, não sem antes cruzar com a Linha 2-Verde em Anália Franco.

Em março, um novo mapa do Metrô mostrou que o ramal teve um trecho deslocado mais para o sul a fim de se distanciar da Linha 6-Laranja em sua extensão à leste.

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8 comments
  1. As linhas 19, 20 e 14 estão a frente dela, ela só deve sair do papel qnd estas estiverem concluindas, isso deve demorar uns 50 anos.

  2. Torço para que esse trecho volte pra Linha Laranja, uma baldeação a menos para quem mora na Zona Leste e queira ir para o centro

    1. Se desistiram dessa ideia, é porque o Metrô não quer transformar, no futuro, as conexões em São Joaquim e Higienópolis-Mackenzie em um verdadeiro inferno.

      Ainda mais levando em conta que Higienópolis da L4 é uma estação péssima para conexão (assim como Paulista da mesma linha), com plataformas pequenas e ainda espremidas mais ainda na região das escadas (fixas e rolantes).

  3. Tomara que sejam feitos estudos para iniciar as obras da Cidade Tiradentes em direção ao Centro, subvertendo o que se tem feito até agora.

    A Linha 16 pode ser entregue em várias fases. Por exemplo, fase 1 até a Estação Santa Marcelina, se a Linha 14 Ônix tiver sendo construída de forma simultânea. Fase 2 até Estação Anália Franco (Linha 2 Verde). Fase 3 até a futura Estação São Carlos (Linha 10 e 13). Fase 4 até Estação Paraíso (Linhas 1 e 2). Fase 5 até a Estação Oscar Freire (Linha 4).

    Da mesma forma, a Linha 14 Ônix poderia ser escavada a partir da Estação Itaquera (Linhas 3 e 10), sentido ABC e depois sentido Guarulhos.

    1. Não tem a menor condição de essa linha ter uma fase entre CT e AF (L2-VERDE), pois a L2 virá de Guarulhos, somando no seu trajeto demanda de integração (principalmente, mas não somente) em: Gabriela Mistral (L12 e L13), Penha (L3 e L11), Vila Prudente (L15), Tamanduateí (L10 e futuro BRT ABC) e Sacomã (futuro BRT ABC).
      Ou seja, vão criar mais um ponto de incremento de demanda, mesmo que em um longínquo horizonte, para a L2?!
      Já chega, não é?!

      Para a L16 funcionar, é preciso ligar algum ponto importante e gerador de demanda significativa da zona leste até Paraíso pelo menos.
      Do contrário, não haverá viabilidade na operação da linha.

  4. discussões podem haver mas obra mesmo só daqui 10 anos.Segundo o planejamento que saiu a linha20 seria a próxima com obras iniciando em 2028 portanto linha 16 e linha 19 só na década de 30.trata se de promessa eleitoreira.

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