Um relatório produzido em junho pelo governo do estado ao qual o site teve acesso revela um cronograma diferente das previsões oficiais de expansão da malha metroferroviária em São Paulo. Baseado em informações compartilhadas pelo Metrô, CPTM e a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, o quadro traz datas de inauguração posteriores às que são divulgadas por integrantes da gestão Rodrigo Garcia (PSDB).
As datas estão informadas como “Ano de Horizonte” e trazem observações que indicam ou não se estão mantidas em alguns casos. Em geral, o ano previsto para que esses projetos sejam concluídos é superior ao que é oficialmente citado pelo estado, embora por uma margem pequena.
A Linha 6-Laranja, por exemplo, a maior obra sobre trilhos em São Paulo atualmente, é prevista oficialmente para outubro de 2025, mesmo após o acidente com o tatuzão e o interceptor de esgoto, que paralisou as escavações dos túneis. No documento, no entanto, o governo indica que o ramal de 15 km será aberto em 2026.
Outra obra vultosa, a extensão da Linha 2-Verde até Penha, traz uma data idêntica à atual (2026) para a abertura do trecho Vila Prudente-Vila Formosa), mas 2027 para a segunda parte, entre Vila Formosa e Penha. Segundo o Metrô, a primeira fase será aberta no 1º semestre de 2026, e a segunda, no 2º semestre.
Sem previsão oficial, a Linha 17-Ouro consta como uma obra que ficará pronta em 2024, data bastante coerente com a análise deste site. Alguns executivos do governo chegam a citar 2023 como o momento em que o ramal de monotrilho será aberto, possivelmente em testes.
O único projeto que coincide com a previsão oficial no relatório é a Linha 15-Prata, que deve contar com as extensões até Jacu Pêssego e Ipiranga a partir de 2025.
Varginha otimista
Na CPTM, as obras que permitirão que as linhas 11-Coral e 13-Jade cheguem até a Barra Funda estão programadas para serem finalizadas em 2024, mas o documento aponta que isso ocorrerá apenas no ano seguinte. É o mesmo cenário da extensão do Serviço Linha 10 até Luz, que depende das mesmas obras.
Otimista, o plano da CPTM também repete o mantra que a estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda, será aberta ainda neste ano, a despeito de os trabalhos estarem ainda bastante atrasados. Como a própria companhia já admitiu, a nova parada será aberta antes de todos os sistemas estarem prontos, por isso uma previsão exagerada de 12 meses de operação assistida. Ou seja, assim como ocorreu com Mendes-Vila Natal, Varginha só deve funcionar para valer em 2023.
Vale ressaltar que essas previsões costumam mudar com frequência por conta de imprevistos ou outros fatores, incluindo o “político-eleitoral”, já que em 2023 haverá um novo mandato, que pode ou não ver o atual ocupante permanecer.
Levando em conta os atrasos enormes nos últimos tempos, um ano só de atraso pra cada obra é até ok. O atraso na L2 já era esperado pq a justiça paralisou as obras no Rapadura por um ano, e na L6, o acidente obviamente vai impactar no cronograma.